Em Campo Grande, 39 mil crianças já foram vacinadas contra a paralisia infantil, segundo informações da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2011 começou na última terça-feira (14) e continua disponível em todas as unidades de saúde de Campo Grande.

Nesta semana, no feriado, sábado e domingo os pais podem levar seus filhos para tomar a dose da vacina nos Centros Regionais de Saúde (CRS) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Segundo a chefe do Serviço de Imunização da Sesau, Cássia Tiemi Kanaoka, todas as crianças menores de cinco anos devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil.

A segunda etapa será no dia 13 de agosto. Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação para receber mais duas gotinhas contra a poliomielite.

A doença – A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.