O douradense Raul Cançado está de malas prontas para os . O ciclista ficará uma semana na terra do Tio Sam para disputar a prova The Cherry Pie Criterium, em Napa, na Califórnia, e realizar um intercâmbio para, quem sabe, conseguir uma equipe estrangeira.

“É uma viagem para competir e fazer um intercâmbio por lá. Essa prova tem uma premiação, mas nada de absurdo. Esse ano vou fazer umas provas fora do Brasil e ver como me saio, para ‘arrumar’ uma equipe de outro país”, explica Raul.

Ele embarca no dia 3 de fevereiro. No dia 6, disputa a prova e retorna ao Brasil no dia 8. Raul reconhece que vencer a prova será difícil, mas suas expectativas são boas.

“Conheço muito pouco [dos ciclistas norte-americanos], mas sei que eles são fortes. Vou mesmo para pegar experiência. Nos Estados Unidos tem uma ‘fábrica’ de atletas bons, como o Lance Armstrong”, finaliza.

Sobrenome

Seu nome “Cançado” não combina com a modalidade que pratica. No momento de se inscrever nas provas, o ciclista dispensa o “Da Silva” e o “Júnior” para usar o sobrenome inusitado. E ele garante que não liga para as brincadeiras.

“Não me incomoda (risos). Fui militar em 2000, e meu nome de era Cançado. Tenho colegas que nem me chamam mais pelo nome, é sempre Cançado. Na minha bike eu coloco sempre o meu nome e o tipo de sangue (Raul Cançado A+)”, garante.