Geral

Campo Grande lança plano diretor para ser primeiro centro urbano em área verde do País

Foi sancionada a lei que estabelece o Plano Diretor de Arborização de Campo Grande na manhã desta sexta-feira (23) pelo prefeito Nelsinho Trad. Segundo o secretário da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) Marcos Cristaldo, o plano coloca a Capital à frente das outras, com planejamento para plantar e remover árvores de […]

Arquivo Publicado em 23/09/2011, às 13h33

None
331650404.jpg
Foi sancionada a lei que estabelece o Plano Diretor de Arborização de Campo Grande na manhã desta sexta-feira (23) pelo prefeito Nelsinho Trad. Segundo o secretário da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) Marcos Cristaldo, o plano coloca a Capital à frente das outras, com planejamento para plantar e remover árvores de vias e calçadas na cidade. 
“Nós somos o terceiro centro urbano com o maior índice de arborização, perdendo apenas para Maringá (PR) e Porto Alegre (RS)”, disse Cristaldo. São 74 metros quadrados de área plantada por habitante, sendo 0,3 árvores por morador da Capital. 
“Nossa intenção é se medalha de ouro em árvores/habitante. Daqui há dez, vinte anos, veremos os efeitos do plano diretor sancionado hoje. Nossa meta é atingir a quantia de uma árvore por habitante e nossa função é administrar a cidade respeitando a natureza”, disse o prefeito Nelsinho Trad. 
Esse é o terceiro plano diretor da cidade, que visa ordenar o plantio de árvores nativas e frutíferas na cidade, além de impedir que mudas sejam plantadas em calçadas e que podas sejam feitas de forma irregular. Além desse, há o Plano Diretor de Drenagem Urbana e o Plano Diretor de Resíduos Sólidos. 
Vista o Verde
O projeto “Vista o Verde”, em parceria com a Blink FM, também foi lançado nesta manhã. A ideia é que o dinheiro da venda de camisetas nos pontos autorizados seja completamente revertido para compra de mudas de árvores, para plantio em áreas de fundo de vale, como as regiões de encosta de córregos na cidade. 
Com a venda de 100 camisetas, 100 mudas foram plantadas hoje na região do Parque Itanhangá, na beira do córrego, com a presença de alunos de uma escola de Campo Grande. “Nós queremos que até o fim do ano sejam vendidas 1.000 camisetas, que se transformarão em mais mil mudas plantadas em Campo Grande”, disse Cristaldo. 

Jornal Midiamax