Com credenciamento e início das primeiras provas classificatórias, foi aberto na tarde desta sexta-feira, 04 de novembro, o Campeonato Estadual de Natação, em Corumbá, que pela primeira vez recebe uma competição com disputa completa, em todas as categorias e modalidades. O evento trouxe para a cidade, mais de 200 atletas de todo o estado. As disputas serão realizadas até o dia 06 de novembro, domingo, reunindo atletas a partir de 09 anos de idade até a categoria Master. A competição acontece no parque aquático do Corumbaense com entrada gratuita.

“Este campeonato estadual realizado em Corumbá vem coroar o bom desenvolvimento que os atletas de Mato Grosso do Sul vem apresentando nas competições a nível estadual e nacional. Podemos destacar também o aumento do número de atletas, o que possibilita ao Mato Grosso do Sul colher bons frutos, de qualidade no esporte. A cada dia os atletas do estado têm melhorado seus índices, pois a perspectiva de participação num Pan-americano mexe com a produtividade dos atletas e faz com que a cada dia busquem uma melhora do desempenho”, ressaltou o presidente da Federação dos Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul, Jéferson dos Santos Borges.

Competidores

Corumbá é representada por 76 atletas a partir dos 9 anos de idade, entre eles, há uma atleta especial, Mônica Philbois, que além de participar da competição como treinadora da equipe de Corumbá, também irá competir na categoria Master.

“Há mais de 24 anos trabalho com a natação em Corumbá e após anos como treinadora, vou retornar às competições na categoria Master. É um prazer poder competir e isso com certeza acaba servindo como referência para os meus alunos. Posso destacar também que nessa competição, vou reencontrar atletas que foram meus alunos no início do treinamento. Ter uma competição de âmbito estadual em nossa cidade é muito bom, principalmente para os atletas da casa, que acabam competindo com a torcida por perto e mais descansados, por não enfrentarem horas de viagens para as competições”, frisou Mônica.

Os atletas do estado destacam que apesar de estarem fora de casa e saberem do nível técnico dos atletas corumbaenses, vão lutar de igual para igual e com toda garra e vontade. “Viajamos de Campo Grande para Corumbá. É a primeira vez que vim para esta cidade; a viagem é um pouco longa e cansativa. Alguns competidores de Corumbá são bem conhecidos e sabemos que a disputa será difícil, mesmo assim, confio nos meus melhores tempos nos 400 metros nado livre e meu objetivo é conseguir a melhor colocação nessa categoria”, disse a atleta da Capital, Letícia Gabriela Martins de Souza, 13 anos.

Expectativas

De acordo com a equipe técnica de natação de Corumbá, alguns dos nadadores da cidade buscam a quebra de recordes na competição e têm boas chances de conquistar o lugar mais alto do pódio. São eles: Pedro Henrique de Castro, 15 anos; Marcelo Ribeiro, 16 anos; Ana Luiz Barreto, 13 anos; Amme dos Santos, 11 anos e Matheus Felipe Cruz, de 10 anos.

Em nível estadual, esta é a última competição dos atletas da casa, porém, as férias deverão vir somente após dezembro para os nadadores Pedro Henrique de Castro e Marcelo Ribeiro. Pedro irá disputar em novembro o Campeonato Brasileiro, em Vitória, e em dezembro, na companhia de Marcelo, disputa de 04 a 08 de dezembro, as Olimpíadas Escolares, em Curitiba.