Órgãos de trânsito e as secretarias estadual e municipal de educação já planejam ações para a segurança no trânsito de regiões próximas às escolas durante o período de retorno do ano letivo.

Na manhã desta quinta-feira (3), a Companhia Independente de Polícia de Trânsito (Ciptran) reuniu em seu auditório representantes da Agência Municipal (Agetran), Conselho Estadual (Cetran), Detran e do Sindicato das Escolas Particulares (Sinep) para debater junto à Secretaria Estadual de Educação (SED) e a municipal (Semed) como serão aplicadas as ações da Campanha Volta às Aulas 2011.

Este ano a campanha deve começar no próximo dia 16 e terá a participação de 32 escolas, entre públicas – municipais e estaduais – e da rede privada.

Durante a ação, os órgãos de trânsito realizam juntos visitas às escolas para a realização de palestras educativas nas salas de aula, entrega de panfletos com orientações acerca de um trânsito mais seguro. O uso correto das cadeirinhas é outro fator que será reforçado na campanha deste ano – visto que uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu a obrigatoriedade do uso do equipamento para crianças de até sete anos e meio. A regra está valendo desde o último semestre.

Os agentes e policiais de trânsito também estarão na frente das escolas para blitze educativas e reforçar a orientação de não parar em filas duplas para garantir a segurança das crianças no trânsito da cidade.