Para tornar mais transparentes as ações desempenhadas pelos policias de trânsito, a Companhia independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) realiza a Campanha Portas Abertas. Este ano, o projeto está reunindo alunos de escolas da Capital para conhecer as ações da Companhia.
A prioridade do programa é atingir a comunidade estudantil, particularmente as crianças do ensino fundamental. Nesta quarta-feira (6), 43 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Doutor Eduardo Olímpio Machado, com professores, orientadoras pedagógicas e mães de alunos, participaram hoje (6) do ciclo de palestras sobre o Plano de Ação para redução de Acidentes (Para).
De acordo com a Ciptran, é através de uma maior interação com os cidadãos e a busca da polícia cidadã que tanto se deseja ao interagir com os diversos segmentos sociais que essas pessoas tornam-se multiplicadores dos ensinamentos adquiridos e ficam mais participativas no tema tão importante que é o lema da Ciptran: Objetivando um trânsito mais humano e seguro.
A turma escolar visitou os estandes que expõem as ações da companhia e conheceram equipamentos como o decibelímetro (aferidor de intensidade de volume de som), o etilômetro (popularmente conhecido como bafômetro), aferidor de película, talão eletrônico, entre outros fundamentais como motos e viaturas, ferramentas utilizadas pelos policiais para coibir prática de infrações.