Câmara vai instalar comissão para discutir reforma política
A Câmara dos Deputados vai instalar na terça-feira (1º) da próxima semana, às 12 horas, uma comissão especial para discutir a reforma política, a exemplo do que fez hoje (22) o Senado Federal. O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), disse que acertou com o presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), que as […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Câmara dos Deputados vai instalar na terça-feira (1º) da próxima semana, às 12 horas, uma comissão especial para discutir a reforma política, a exemplo do que fez hoje (22) o Senado Federal. O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), disse que acertou com o presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), que as duas comissões trabalhem num primeiro momento separadas e depois juntem as propostas para serem votadas.
Maia afirmou que a comissão da Câmara deverá apreciar as mais de cem propostas que tratam de matérias relativas à reforma e que tramitam na Casa. Segundo Marco Maia, a presidência e a relatoria da comissão devem ser ocupadas por deputados experientes e que possam construir acordos que ajudem na aprovação da reforma política. Para ele, esses cargos não devem ser ocupados por deputados muito identificados com um ou outro tema da reforma.
Sobre as liminares do Supremo Tribunal Federal (STF) determinando que a Câmara emposse os suplentes de deputados dos respectivos partidos dos titulares que se afastaram, em vez dos suplentes das coligações, Marco Maia disse que a Casa está cumprindo a lei que estabelece que o primeiro suplente da coligação é quem deve ser empossado, e não o do partido do titular. Segundo ele, cada decisão tomada pelo STF será tratada individualmente, seguindo o rito normal de tramitação.
Marco Maia ressaltou que tem conversado com o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, e dito que é necessário que seja feito o julgamento do mérito da matéria o mais rápido possível para que haja um posicionamento da Corte sobre o assunto. Ele informou que a votação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) disciplinando a matéria leva um tempo longo.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Mais de meio milhão de veículos estão com o licenciamento de 2024 em atraso no MS
Entretanto, dirigir com o licenciamento vencido pode resultar em algumas penalidades
Adriane Lopes e Rose Modesto fazem caminhadas em feira livre durante campanha do 2º turno
Candidatas devem realizar reuniões neste domingo (13)
Precisa de médico? Confira a escala das unidades de saúde em Campo Grande
Neste domingo (13), mais de 100 médicos estarão trabalhando nas unidades de saúde de Campo Grande
Mulher é agredida por dupla em boate de Campo Grande durante rixa entre ex-amigos
Ela e outro rapaz foram tirados da boate e foram atingidos por spray de pimenta durante confusão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.