Geral

Câmara instala hoje comissão para discutir reforma política

Será instalada nesta terça-feira (1º) a comissão especial que vai discutir cerca de 100 projetos de reforma política em tramitação na Câmara Federal. Os 40 deputados indicados pelos líderes para integrar a comissão terão 180 dias para buscar um consenso sobre temas polêmicos, como o financiamento público de campanhas, o fim das coligações, a cláusula […]

Arquivo Publicado em 01/03/2011, às 11h18

None

Será instalada nesta terça-feira (1º) a comissão especial que vai discutir cerca de 100 projetos de reforma política em tramitação na Câmara Federal.


Os 40 deputados indicados pelos líderes para integrar a comissão terão 180 dias para buscar um consenso sobre temas polêmicos, como o financiamento público de campanhas, o fim das coligações, a cláusula de desempenho para partidos e o sistema de listas fechadas, entre outra mudanças nas regras eleitorais.


Se forem aprovadas até outubro deste ano, algumas alterações já poderão ser aplicadas nas eleições municipais de 2012.


Na última semana, o Senado também instalou uma comissão para elaborar uma proposta de reforma política. Na ocasião, o presidente da Câmara, Marco Maia, esclareceu que as comissões trabalharão de forma autônoma. “Vamos fazer o debate na Câmara, eles no Senado e lá na frente vamos juntar as duas propostas”, explicou.


“Distritão”


Embora ainda não haja nenhuma proposta concreta, os senadores têm defendido mudanças nas regras de eleição de deputados e vereadores, como a substituição do sistema proporcional pelo modelo distrital majoritário, na forma do que foi apelidado de “distritão”. A proposta é criticada pela maioria dos líderes partidários da Câmara e deve fazer parte das discussões da comissão especial.


O fim do sistema proporcional também foi defendido no último dia 16 pelo vice-presidente da República, Michel Temer, durante reunião do PMDB.

Jornal Midiamax