Câmara de Dourados deve criar Comissão Especial para Assuntos Indígenas
A Câmara Municipal aprovou indicação solicitando a criação de uma Comissão Temporária de Assuntos Indígenas. Segundo a proposta, a comissão terá o papel de acompanhar as denúncias referentes a não aplicação dos 1,8 milhões do ministério da saúde que até o momento não foram destinados à saúde indígena. Também caberá à comissão o acompanhamento e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Câmara Municipal aprovou indicação solicitando a criação de uma Comissão Temporária de Assuntos Indígenas. Segundo a proposta, a comissão terá o papel de acompanhar as denúncias referentes a não aplicação dos 1,8 milhões do ministério da saúde que até o momento não foram destinados à saúde indígena.
Também caberá à comissão o acompanhamento e discussão a respeito do repasse sobre a gestão da Vila Olímpica e outras questões referentes à infraestrutura que a comunidade indígena reivindica.
A comissão será um instrumento para que os parlamentares possam atuar com propriedade na luta em defesa da causa indígena. Dourados tem a maior população indígena do Estado. São aproximadamente 14 mil índios vivendo no município. Uma população maior do que a de trinta municípios do Estado.
A proposta surge após a imprensa nacional destacar a má gestão dos recursos destinados à saúde nas aldeias. “E não é só a situação da saúde indígena que está precária, observamos ingerências na infraestrutura, segurança e produção nas aldeias” afirmou o vereador proponente, Elias Ishy (PT).
“Diante disso, esta Casa de Leis não pode ficar à margem deste debate sendo preciso colocar-se a serviço no sentido de acompanhar e fiscalizar as ações que envolvem as questões indígenas do nosso Município” afirmou o vereador.
Outro papel da comissão será de atuar junto à bancada federal de Dourados no sentido de garantir recursos do orçamento da União/2012 para atender as demandas das comunidades indígenas do município, como a questão da produção alimentar, da saúde e da educação.
Segundo o regimento interno da Câmara, compete às comissões especiais opinar sobre projeto ou matéria considerado pelo plenário como relevantes ou excepcionais e será constituída mediante requerimento de vereador, submetido preliminarmente ao exame da Comissão Permanente afim, se houver, e, com o consentimento desta, aprovado pelo Plenário.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Mulher é presa com quase 700 caixas de remédios em farmácia clandestina em Campo Grande
Policiais civis foram até o estabelecimento na manhã desta quarta-feira (11) e encontraram 638 caixas de medicamentos
Castramóvel realiza atendimento gratuito em shopping de Campo Grande
Atendimento será realizado no sábado (14), das 14 às 17 horas
Justiça solta piloto de avião apontado como negociador de armas em Campo Grande
O autuado passou por audiência de custódia nesta quarta-feira (11)
Projeto de Lei do MPMS solicita pagamento de auxílio-invalidez aos servidores aposentados por incapacidade
Pagamento também se estenderá para aqueles que necessitarem de assistência permanente de outra pessoa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.