Câmara dará posse a deputados barrados pela ficha limpa

Quatro deputados que foram barrados pela Lei da Ficha Limpa, tomarão posse nos próximos dias na Câmara. Janete Capiberibe (PSB-AP), João Pizzolatti (PP-SC), Magda Mofatto (PTB-GO) e Nilson Leitão (PSDB-MT) serão formalmente empossados assim que for publicado o afastamento dos parlamentares que serão substituídos. Segundo a assessoria da Câmara, deixam os mandatos, respectivament…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Quatro deputados que foram barrados pela Lei da Ficha Limpa, tomarão posse nos próximos dias na Câmara. Janete Capiberibe (PSB-AP), João Pizzolatti (PP-SC), Magda Mofatto (PTB-GO) e Nilson Leitão (PSDB-MT) serão formalmente empossados assim que for publicado o afastamento dos parlamentares que serão substituídos.

Segundo a assessoria da Câmara, deixam os mandatos, respectivamente, os deputados Professora Marcivânia (PT-AP), Odair Zonta (PP-SC), Delegado Waldir (PSDB-GO) e Ságuas Moraes (PT-MT).

Em março deste ano, depois da posse dos parlamentares, o Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que a ficha limpa não valeu para as eleições de 2010. Com isso, a Justiça Eleitoral começou a fazer uma nova contagem dos votos.

Os candidatos que, mesmo barrados, obtiveram votos suficientes para serem eleitos e que recorreram à Justiça contra a ficha limpa poderão assumir os cargos.

A Mesa Diretora da Câmara informa que o processo de substituição dos deputados empossados em janeiro pelos que foram barrados pela ficha limpa depende do trabalho da Justiça Eleitoral.

Após a recontagem dos votos, os tribunais regionais eleitorais informam à Câmara eventuais mudanças na lista de parlamentares do estado. Esse processo não tem um prazo para acontecer, porque depende de decisões da Justiça sobre os recursos dos políticos contra a ficha limpa.

Não há data definida para a posse que ocorrerá de forma sumária, sem direito a defesa dos parlamentares que deixarão os cargos. A cerimônia de posse será realizada no plenário da Casa, durante uma sessão, na qual os novos deputados farão um juramento à sociedade.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados