A Câmara Municipal de Campo Grande realiza nesta quarta-feira (11), sessão solene em comemoração ao Dia do Artista Regional. O evento será realizado no Plenário Oliva Enciso, com início previsto para 9h.

Na solenidade os vereadores homenagearão diversos artistas de Campo Grande e Mato Grosso do Sul, como forma de reconhecimento aos serviços prestados à população nas áreas de cultura e entretenimento.

A sessão solene contará com diversas atrações musicais, como a apresentação de artistas locais e da banda da Escola Juliano Varela para portadores da Síndrome de Down.

Dia do Artista Regional

O dia 9 de abril foi escolhido como forma de homenagear o músico sul-mato-grossense Zé Corrêa, que faleceu nesta data 33 anos atrás. Zé Corrêa é um mito da música sul-mato-grossense. Morto precocemente aos 29 anos de idade, em 9 de abril de 1974, ele deixou uma obra monumental, composta de 9 álbuns e 1 compacto.

Zé Corrêa foi o criador de um estilo único de tocar acordeom, ao juntar o estilo mato-grossense ao tradicional estilo correntino, já que era ouvinte de grandes músicos argentinos desde a infância. Zé Corrêa é considerado o maior nome do chamamé correntino no Brasil e até em países vizinhos, chamado merecidamente de “Rei do Chamamé”.

As comemorações do Dia do Artista Regional foram inseridas no calendário de homenagens da Câmara Municipal, por meio do projeto de lei n° 6.345/07, que institui o dia 9 de abril como o Dia do Artista Regional em Campo Grande, de autoria do vereador Vanderlei Cabeludo (PMDB), que propôs a realização da solenidade desta quarta-feira (8). O projeto foi incorporado à legislação municipal, por meio da Lei nº 4.579/07.