Em primeira discussão e votação foi aprovado hoje (20) na Câmara Municipal de Campo Grande o Projeto de Lei 6.994/11, de autoria dos vereadores Alex (PT) e Paulo Siufi (PMDB), que cria no âmbito municipal a Exposição Estudantil das Profissões.

“Essa medida é fundamental para estreitar mais o contato e o conhecimento sobre as opções de carreira à disposição dos alunos”, destaca Alex. A idéia, de acordo com os autores, é fazer com que a Prefeitura ofereça aos estudantes das redes pública e privada uma estrutura de acesso teórico e prático às diversas atividades laborais, de forma que tenham uma visão mais próxima da realidade de suas futuras profissões.

Nos países de primeiro mundo, o sistema educacional investe na pesquisa e nos processos que aferem o pendor vocacional dos estudantes desde as séries básicas do aprendizado. Este é um dos principais objetivos da proposta, que começa a ser avaliada pela Câmara Municipal de Campo Grande. Segundo Alex, o projeto prevê que a exposição estudantil seja aberta ao público, com duração de três dias e estruturada com todo material pedagógico, tecnológico e operacional necessário para as demonstrações práticas e teóricas do exercício profissional, além de promover a interatividade entre os alunos, visitantes e orientadores.

A medida de Siufi e Alex prevê ainda a celebração de convênios e parcerias com instituições públicas e civis vinculadas aos sistemas de ensino e das diferentes áreas de trabalho, entre as quais as universidades e sindicatos profissionais. “Nosso desejo é o de fortalecer e ampliar a visibilidade dos estudantes ao cenário de opções profissionais e, com isso, certamente conferir suas vocações”, conclui Alex.