Cabo do Exército vence a Corrida da Paz contra mortes no trânsito de Campo Grande

A Corrida da Paz, realizada nesta manhã de sábado (20) em Campo Grande, reuniu aproximadamente 600 corredores que enfrentaram o frio e o trajeto de 6 quilômetros pelas ruas da capital sul-mato-grossense. A iniciativa marca o início de uma campanha pela diminuição da violência no trânsito campo-grandense. Segundo o presidente da Assembleia Legislativa de Mato […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Corrida da Paz, realizada nesta manhã de sábado (20) em Campo Grande, reuniu aproximadamente 600 corredores que enfrentaram o frio e o trajeto de 6 quilômetros pelas ruas da capital sul-mato-grossense. A iniciativa marca o início de uma campanha pela diminuição da violência no trânsito campo-grandense.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Jerson Domingos (PMDB), a realização da Corrida da Paz reuniu o parlamento de MS, a Ciptran (Companhia Independente de Trânsito da PM), a Agetran (Agência Municipal de Trânsito) e outras instituições militares.

O deputado afirma que a ideia da Casa, ai investir no evento, é entrar na luta contra a violência no trânsito. Jerson não correu, mas garante que “foi atuante”. Segundo ele, a meta proposta é tornar de Campo Grande a capital com menor índice proporcional de mortes no trânsito.

Frio atrapalhou

A expectativa inicial, de reunir duas mil pessoas, acabou prejudicada pelo frio intenso que chegou a Campo Grande na madrugada desde sábado. “Mesmo com esse frio, várias pessoas vieram para participar e trouxeram muitas crianças”, disse Jerson.

Entre os corredores, muitos participaram sem a pressão de fazer um bom tempo. “A violência no trânsito precisa acabar, e o começo do fim destas mortes todas é essa campanha”, aposta Ilton Vilassanti, que caminhou na maior parte do percurso e terminou o trajeto em 45 minutos.

Segundo informações da Base Aérea de Campo Grande, onde o trajeto terminou e foi realizada a solenidade de premiação, a temperatura média ficou na faixa dos 20 graus Celsius.

O vencedor da Corrida da Paz foi o cabo do Exército Fabrício Almeida Borges, de 25 anos. Velocista há sete anos, ele conta que já venceu outras provas de velocidade e fez os 6 quilômetros entre o centro de Campo Grande e a Base Aérea em 18 minutos e 5 segundos.

O coordenador geral da Corrida da Paz, Coronel Nelson Antonio da Silva, disse que a campanha inciada usará a conscientização para evitar acidentes. “O objetivo de todo o grupo é diminuir o índice de acidentes de trânsito e alcançar a sensibilidade dos condutores, não só de carros, mas também os motociclistas, e os pedestres”, disse.

Para o chefe de Segurança da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), José Reginaldo da Silva, a união das diversas entidades será a receita de sucesso da campanha. “Sempre que os órgãos se unem, o efeito tem sido significativo”, afirmou.

Comandante da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento e Trânsito), o Tenente-Coronel Alírio Vilassanti afirma que entre os principais fatores de riscos no trânsito estão o excesso de velocidade, alcoolismo e o não uso do cinto de segurança.

“Indo às escolas com grupos teatrais, vamos plantar uma semente da transformação. Atingiremos o público de forma imediata, mas também vamos ter resultado a médio e longo prazos”, disse.

A Campanha prossegue. Confira a programação:

Dia 20 (sábado)

– 22h – Conscientização nas conveniências sobre a Lei Seca (levar bafômetro e banner para uso de forma descontraída, verificar a possibilidade da presença de um grupo teatral).

Dia 21 (domingo)

– 17h – Adesivagem nos altos da avenida Afonso Pena (Motociclista, Jovem Condutor e Lei Seca) – membros do GGIT

Dia 22 (segunda)

– 9h30 – lançamento do livro da campanha da Procuradora de Justiça Ariadne Cantú Silva, com palestras e teatro – Escola Arassuay Gomes de Castro (Rua São Vicente de Paula s/n, bairro Manoel da Costa Lima)

Dias 22 (segunda), 23 (terça) e 25 (quinta)

– Realização da campanha “Volta às Aulas nas escolas da periferia” (abordagem de veículos e palestras nas salas de aula)

– Total de 12 escolas, sendo seis estaduais e seis municipais

Dia 24 (quarta)

– 7h30 – Passeata do PARA
Saída: Praça Ary Coelho
Chegada: Praça do Rádio Clube

Conteúdos relacionados