Cabo do Exército vence a Corrida da Paz contra mortes no trânsito de Campo Grande
A Corrida da Paz, realizada nesta manhã de sábado (20) em Campo Grande, reuniu aproximadamente 600 corredores que enfrentaram o frio e o trajeto de 6 quilômetros pelas ruas da capital sul-mato-grossense. A iniciativa marca o início de uma campanha pela diminuição da violência no trânsito campo-grandense. Segundo o presidente da Assembleia Legislativa de Mato […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Corrida da Paz, realizada nesta manhã de sábado (20) em Campo Grande, reuniu aproximadamente 600 corredores que enfrentaram o frio e o trajeto de 6 quilômetros pelas ruas da capital sul-mato-grossense. A iniciativa marca o início de uma campanha pela diminuição da violência no trânsito campo-grandense.
Segundo o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Jerson Domingos (PMDB), a realização da Corrida da Paz reuniu o parlamento de MS, a Ciptran (Companhia Independente de Trânsito da PM), a Agetran (Agência Municipal de Trânsito) e outras instituições militares.
O deputado afirma que a ideia da Casa, ai investir no evento, é entrar na luta contra a violência no trânsito. Jerson não correu, mas garante que “foi atuante”. Segundo ele, a meta proposta é tornar de Campo Grande a capital com menor índice proporcional de mortes no trânsito.
Frio atrapalhou
A expectativa inicial, de reunir duas mil pessoas, acabou prejudicada pelo frio intenso que chegou a Campo Grande na madrugada desde sábado. “Mesmo com esse frio, várias pessoas vieram para participar e trouxeram muitas crianças”, disse Jerson.
Entre os corredores, muitos participaram sem a pressão de fazer um bom tempo. “A violência no trânsito precisa acabar, e o começo do fim destas mortes todas é essa campanha”, aposta Ilton Vilassanti, que caminhou na maior parte do percurso e terminou o trajeto em 45 minutos.
Segundo informações da Base Aérea de Campo Grande, onde o trajeto terminou e foi realizada a solenidade de premiação, a temperatura média ficou na faixa dos 20 graus Celsius.
O vencedor da Corrida da Paz foi o cabo do Exército Fabrício Almeida Borges, de 25 anos. Velocista há sete anos, ele conta que já venceu outras provas de velocidade e fez os 6 quilômetros entre o centro de Campo Grande e a Base Aérea em 18 minutos e 5 segundos.
O coordenador geral da Corrida da Paz, Coronel Nelson Antonio da Silva, disse que a campanha inciada usará a conscientização para evitar acidentes. “O objetivo de todo o grupo é diminuir o índice de acidentes de trânsito e alcançar a sensibilidade dos condutores, não só de carros, mas também os motociclistas, e os pedestres”, disse.
Para o chefe de Segurança da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), José Reginaldo da Silva, a união das diversas entidades será a receita de sucesso da campanha. “Sempre que os órgãos se unem, o efeito tem sido significativo”, afirmou.
Comandante da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento e Trânsito), o Tenente-Coronel Alírio Vilassanti afirma que entre os principais fatores de riscos no trânsito estão o excesso de velocidade, alcoolismo e o não uso do cinto de segurança.
“Indo às escolas com grupos teatrais, vamos plantar uma semente da transformação. Atingiremos o público de forma imediata, mas também vamos ter resultado a médio e longo prazos”, disse.
A Campanha prossegue. Confira a programação:
Dia 20 (sábado)
– 22h – Conscientização nas conveniências sobre a Lei Seca (levar bafômetro e banner para uso de forma descontraída, verificar a possibilidade da presença de um grupo teatral).
Dia 21 (domingo)
– 17h – Adesivagem nos altos da avenida Afonso Pena (Motociclista, Jovem Condutor e Lei Seca) – membros do GGIT
Dia 22 (segunda)
– 9h30 – lançamento do livro da campanha da Procuradora de Justiça Ariadne Cantú Silva, com palestras e teatro – Escola Arassuay Gomes de Castro (Rua São Vicente de Paula s/n, bairro Manoel da Costa Lima)
Dias 22 (segunda), 23 (terça) e 25 (quinta)
– Realização da campanha “Volta às Aulas nas escolas da periferia” (abordagem de veículos e palestras nas salas de aula)
– Total de 12 escolas, sendo seis estaduais e seis municipais
Dia 24 (quarta)
– 7h30 – Passeata do PARA
Saída: Praça Ary Coelho
Chegada: Praça do Rádio Clube
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Prefeito sanciona emenda que modifica Lei Orgânica de Bataguassu
Promulgada no dia 22 de novembro, a emenda, publicada nesta sexta-feira (13) no Diário Oficial da ASSOMASUL, já está em vigor.
Agetran divulga interdições de trânsito previstas neste fim de semana em Campo Grande
Interdições estão relacionadas aos eventos que serão realizados na Capital
Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
Delegado foi acusado de tortura e sequestro de presos
‘Firme e forte’: Lula caminha por hospital e diz que está pronto para voltar para casa
Presidente passou por cirurgias após queda
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.