O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) criou em Mato Grosso do Sul a primeira brigada voluntária, constituída e treinada pelo PREVFOGO. E desde o inicio da semana, a brigada já combateu dois incêndios florestais.

Os dois incêndios foram no Assentamento Santa Monica, localizado a 45 km de Campo Grande, e atingiram uma área de 80 hectares. O Assentamento possui uma área de nove mil hectares, onde vivem 714 famílias.

Dos 29 brigadistas voluntários, que formam 3 grupos de atuação no assentamento, 14 vieram do Programa de Agentes Ambientais Voluntários do Ibama formados no ano passado e que aderiram às brigadas.

Esse é um programa prioritário da Superintendência do Ibama no Estado, que espera multiplicar as ações de prevenção e de combate aos incêndios florestais que são comuns nessa região do Assentamento. Por isso essa Primeira Brigada Voluntária só vai atuar dentro da área do assentamento e deverá contar com o apoio do Corpo de Bombeiros da Capital para ações de maior alcance dentro da região em que está localizado o Santa Mônica.