Trabalhadores brasileiros residentes nos Estados Unidos poderão sacar o dinheiro das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir da próxima segunda-feira (16). O anúncio foi feito pelo Ministério das Relações Exteriores. Até agora, o residente naquele país precisa vir a uma agência no Brasil para solicitar o saque.

Hoje o saque no exterior só é permitido aos brasileiros residentes no Japão. Os emigrantes podem retirar os recursos em caso de aposentadoria e conta inativa por mais de três anos. A compra da casa própria não é permitida.

Segundo o Itamaraty, a iniciativa deve ser expandida gradualmente para outros países.

De acordo com o ministério, para efetuar o saque o emigrante deve verificar se tem direito ao mesmo e levar o formulário de solicitação a um consulado brasileiro junto com os documentos necessários. O formulário e as condições para saque podem ser consultadas na página do FGTS na web.

“A resposta à solicitação é enviada ao endereço de correio eletrônico informado pelo brasileiro e os recursos são depositados em conta existente em banco brasileiro em nome do interessado ou de uma terceira pessoa por ele indicada”, diz o Itamaraty em nota.