Brasileiras dão baile na Argentina e faturam o Sul-Americano de Vôlei
A missão principal já tinha sido cumprida, mas a soberania no Sul-Americano estava ali, pedindo para ser aumentada mais um pouquinho. Neste domingo, um dia depois de se garantir na Copa do Mundo do Japão, a seleção brasileira feminina de vôlei disputou a final do Sul-Americano, em Lima. Com grandes atuações de Jaqueline e Sheilla, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A missão principal já tinha sido cumprida, mas a soberania no Sul-Americano estava ali, pedindo para ser aumentada mais um pouquinho. Neste domingo, um dia depois de se garantir na Copa do Mundo do Japão, a seleção brasileira feminina de vôlei disputou a final do Sul-Americano, em Lima. Com grandes atuações de Jaqueline e Sheilla, deu um baile na Argentina, venceu por 3 sets a 0 (25/10, 25/7 e 25/17) e conquistou o troféu pela 17ª vez, a décima seguida. Uma campanha invicta, sem perder um set sequer.
– Não é só a felicidade de ter vencido, mas a forma como foi. A seriedade com que as argentinas jogaram foi a coisa mais legal que vi nesse campeonato – disse o técnico José Roberto Guimarães.
O próximo desafio da equipe será daqui a duas semanas, em Guadalajara. A seleção campeã olímpica buscará o ouro nos Jogos Pan-Americanos, título que escapou em 2007, no Rio de Janeiro, diante de Cuba. No México, a seleção voltará a ter Paula Pequeno e Natália.
No Sul-Americano, o Brasil é soberano. Em 29 edições, além dos 17 títulos, conquistou a prata 11 vezes. Em 1964 o time não competiu.
Na edição peruana, em Lima, a meta era se classificar à Copa do Mundo, campeonato que carimbará o passaporte de três seleções às Olimpíadas de Londres-2012. E a vaga para competir no Japão em novembro veio com a vitória sobre a Colômbia, único time que conseguiu marcar 20 pontos em um set contra o Brasil.
Contra a Argentina, um jogo com pouca cara de final. Na primeira fase, a vitória brasileira tinha sido por 3 sets 0 (25/19, 25/10 e 25/8).
No primeiro set deste domingo, as hermanas pecavam na recepção. Antes da primeira parada técnica, Sheilla deixou o time com cinco pontos de vantagem (8 a 3). O técnico José Roberto Guimarães, perfeccionista, pedia ajustes técnicos. E orientava Dani Lins, que passou a acionar bem Jaqueline e Thaisa. Na segunda parada, a seleção estava nove pontos à frente. A diferença chegou a 14 duas vezes antes de Jaque fechar em 25 a 10, com um saque.
A segunda parcial também começou tranquila. O Brasil abriu 5 a 1, e Jaque marcou seu oitavo ponto na partida antes da parada-técnica, em 8 a 4. Sheilla, que tinha errado duas bolas no início do set, se redimiu com quatro pontos de ace. Com ela no saque, a vantagem brasileira chegou a 13 pontos: 17 a 4. E só então a Argentina voltou a pontuar, duas vezes. Jaque foi para o saque e não saiu mais até o set point, em 24 a 6, com um bloqueio de Fabiana. Após um longo rali, as argentinas salvaram o ponto. No seguinte, Dani Lins acionou Mari, que cravou 25 a 7.
A Argentina entrou mais vibrante no terceiro set e até conseguiu marcar seu primeiro ponto de bloqueio na partida (6 a 4 para o Brasil). Três erros seguidos da seleção fizeram as hermanas se animarem. Na segunda parada técnica, a vantagem era de seis pontos (16 a 10), mas Zé Roberto pedia atenção. Deu certo. Numa linda bola de segunda de Dani Lins, o Brasil fez 21 a 12. As argentinas apostaram na bola rápida de meio, arremataram mais quatro pontos, mas as brasileiras chegaram ao match point com um ace de Fabiana. Perderam uma chance de fechar, e Sassá pôs fim ao jogo em 25 a 17.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.