Geral

Brasil se prepara para ajudar países da América Central afetados por tempestades

O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, manifestou nesta terça-feira (18) a disposição de intensificar a cooperação e a ajuda humanitária para os países da América Central afetados por chuva, enchentes e deslizamentos de terra. O Brasil aguarda as demandas para enviar o apoio. Nesta segunda-feira (17), os governos de El Salvador, Honduras, da […]

Arquivo Publicado em 18/10/2011, às 13h44

None

O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, manifestou nesta terça-feira (18) a disposição de intensificar a cooperação e a ajuda humanitária para os países da América Central afetados por chuva, enchentes e deslizamentos de terra. O Brasil aguarda as demandas para enviar o apoio. Nesta segunda-feira (17), os governos de El Salvador, Honduras, da Nicarágua e Guatemala decretaram estado de emergência nos quatro países.


Em comunicado oficial, o Itamaraty informou que se solidariza com os governos da América Central. “O governo brasileiro transmite sua solidariedade aos governos e sociedades da Costa Rica, de El Salvador, da Guatemala, de Honduras, do México e da Nicarágua, países afetados, nos últimos dias, por fortes tempestades, agravadas pela depressão tropical 12-E, que provocaram 130 vítimas.”


O governo brasileiro informa que vem mantendo contato com os governos que solicitaram cooperação humanitária, com vistas a prestar-lhes assistência, em particular por meio do apoio a ações de alívio emergencial e de redução dos danos causados pelas tempestades.


Em El Savador, pelo menos 32 pessoas morreram e mais de 20 mil foram afetadas pela chuva que atinge a região há uma semana. Em Honduras, o governo confirmou 13 mortos. Na Nicarágua, as autoridades informaram que sete pessoas morreram. Na Guatemala, as autoridades confirmam 28 mortes e mais de 109 mil afetados pelas tempestades e enchentes.


.


Jornal Midiamax