Geral

Brasil retoma investimentos em transporte de passageiros sobre trilhos

Cerca de 7,7 milhões passageiros são transportados sobre trilhos no Brasil por dia. Isso sem contar aqueles que passeiam pelos trens turísticos e culturais. O setor está em plena expansão, basta observar os projetos de implementação de metrô, monotrilho, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e do Trem de Alta Velocidade, o trem-bala. Os governos estaduais estão […]

Arquivo Publicado em 01/03/2011, às 12h14

None

Cerca de 7,7 milhões passageiros são transportados sobre trilhos no Brasil por dia. Isso sem contar aqueles que passeiam pelos trens turísticos e culturais. O setor está em plena expansão, basta observar os projetos de implementação de metrô, monotrilho, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e do Trem de Alta Velocidade, o trem-bala.

Os governos estaduais estão investindo mais nesse tipo de transporte, tendo em vista a necessidade de aliviar a grande movimentação de veículos, principalmente nos grandes centros urbanos. Cenário bem diferente das últimas décadas, em que o setor de transporte ferroviário de passageiros foi praticamente esquecido. A projeção, para esta década, é de que sejam investidos R$ 85 bilhões.

Desde o início deste ano, uma nova entidade iniciou os trabalhos para lutar por mais investimentos e melhorias. É a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), que tem como presidente o diretor de Recursos Humanos do Metrô Rio Joubert Flores.

A instituição sediada em Brasília (DF), está em fase de estruturação. Por enquanto, conta com cinco associadas-fundadoras. São elas a própria ANTF, o Metrô Rio, a empresa Supervia, a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer) e a Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais (Abottc).

“Durante muito tempo, a área de transporte de passageiros sobre trilhos teve um desenvolvimento muito pequeno no Brasil. Este é um momento que a gente tem que tentar mostrar, pra quem tem poder de decisão, que para ter cidades do tamanho das nossas, organizadas e com qualidade de vida, as pessoas têm que ter a possibilidade de se deslocar com mais conforto”, ressalta o presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores.

A associação vai abrir espaço para as indústrias, consultorias e empresas públicas, com o objetivo de atuar em conjunto para fortalecer o setor e buscar melhorar os serviços prestados pelos associados, divulgar as tecnologias envolvidas, a segurança nas operações, regularidade do transporte, entre outros.

Jornal Midiamax