Para discutir estratégias de cooperação mútua na área de turismo, o Ministério do Turismo do Brasil e a Secretaria de Estado de Turismo de Portugal vão potencializar ações entre eles. O assunto foi tratado em reunião entre a secretária Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Bel Mesquita, e a secretária de Turismo de Portugal, Cecília Meireles.

O encontro ocorreu no Riocentro, no Rio de Janeiro, durante a Feira das Américas – Abav 2011.

A reunião serviu para incrementar uma parceria iniciada em 1982, com a assinatura do primeiro acordo bilateral no campo do turismo. Em 2009, foi formalizada a criação do GT de Intercâmbio de Informações e Experiências em Turismo.

O encontro na última quarta-feira (19), no entanto, ampliou as perspectivas de cooperação, incluindo questões pontuais como a tradução para a língua portuguesa do manual de eficiência energética para a hotelaria editado pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

Ao Brasil interessa também conhecer o modelo de qualificação profissional adotado na preparação de Portugal que sediou o Campeonato Europeu de Futebol (Eurocopa), em 2004. Outra área de interesse para intercâmbio são as ações voltadas para amenizar os efeitos da sazonalidade nos destinos turísticos.

A secretária de Turismo de Portugal, cujo cargo equivale ao de ministro de Estado, está no Brasil para participar do evento da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), que ocorre nesta sexta-feira (21). O encontro com Bel Mesquita foi realizado no estande do Ministério do Turismo na Feira das Américas.