O Comitê de Fronteira Bolívia-Brasil se reunirá em Corumbá, nos próximos dias, para discutir a implantação de medidas visando amenizar a crescente violência na região de fronteira. A fronteira já foi alvo de vários protestos e é considerada uma área delicada por causa de disputas territoriais e confrontos entre suspeitos de tráfico de drogas e forças policiais.

O objetivo do Comitê é determinar ações de estímulo ao turismo e multiculturalismo em ambos os países, fortalecer o intercâmbio cultural e fazer recrudescer a violência. Para tanto, autoridades e especialistas dos dois países querem definir medidas de proteção ao turismo, ações de combate ao tráfico de drogas e de pessoas, imigração ilegal e defesa civil, melhoria e parcerias nos setores de saúde e educação.

O Comitê contará com representantes dos ministérios das Relações Exteriores, da Saúde e dos Esportes, da Defesa, de Energia, além da Autoridade de Transportes e Telecomunicações e da Agência de Desenvolvimento de Fronteiras da Bolívia. Serão promovidos, pelo Ministério da Cultura da Bolívia, projetos de difusão da dança, das artes e do teatro.

(Com informações da Agência Brasil)