Brasil consolida empreendedorismo
Para gerente de acesso à inovação é o momento de o país dar mais um salto de qualidade
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Para gerente de acesso à inovação é o momento de o país dar mais um salto de qualidade
Nos últimos cinco anos, mais de 500 mil novos negócios foram registrados no Brasil, sem contar a formalização de empreendedores individuais (EI), que somam mais de 1,2 milhão de registros em dois anos de existência. Os números demonstram que o empreendedorismo está consolidado no país. No entanto, “precisamos de mais um salto de qualidade e isso passa pelo fortalecimento dos territórios”, opinou o gerente da unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, Ênio Pinto. A palestra dele abriu a sessão plenária “A nova competitividade dos territórios”, nesta quarta-feira (26), durante o XXI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, que está sendo realizado em Porto Alegre (RS).
A economista da unidade de Análise Estrutural e Competitividade da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Annalisa Primi, defende a necessidade de um diagnóstico para se definir a vocação dos territórios e uma visão integrada entre seus diferentes atores, como governos, acadêmicos, empresários e sociedade civil. “Para construir um modelo bem sucedido, não se pode subestimar a heterogeneidade, a grande variedade de potenciais inovadores e diversidade de estratégias”, assinalou Primi.
Para o diretor do CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos), Antonio Carlos Filgueira Galvão, o Brasil tem apresentado taxas mais moderadas de crescimento, mas o processo tem sido qualitativo, com transferência de renda. Este é um diferencial importante quando se compara o desempenho nacional de países como China e Índia. “Superar as desigualdades ainda é o ponto central do nosso desenvolvimento, porque não se trata apenas de transferir recursos para os mais pobres. A inclusão é que pereniza o território, cujo espaço não se limita a um recorte físico”, ponderou.
O seminário, que segue até esta sexta-feira (28), na PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), está sendo realizado por iniciativa da Anprotec (Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), em parceria com o Sebrae.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.