Bombeiros já registraram 345 ocorrências de incêndio este mês em Mato Grosso do Sul

Com o tempo seco e a umidade relativa do ar abaixo dos 30% na maioria das regiões, o Corpo de Bombeiros já registrou 345 ocorrências de incêndio apenas na primeira quinzena de agosto em Mato Grosso do Sul. O número representa o dobro das ocorrências registradas no mesmo período do ano passado. “Esse tempo seco […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com o tempo seco e a umidade relativa do ar abaixo dos 30% na maioria das regiões, o Corpo de Bombeiros já registrou 345 ocorrências de incêndio apenas na primeira quinzena de agosto em Mato Grosso do Sul. O número representa o dobro das ocorrências registradas no mesmo período do ano passado.

“Esse tempo seco é propício a incêndios, a população deve ficar em alerta”, comenta o chefe da assessoria de comunicação dos bombeiros de Mato Grosso do Sul, coronel Joilson de Paula. “Na maioria dos casos o incêndio é causado por limpeza de terreno. Mesmo sendo proibido, as pessoas ainda têm este hábito”, acrescenta.

Quem for pego ateando fogo poderá receber uma multa que varia de R$ 1.300,00 a R$ 5.200,00. Segundo o coronel, além do valor financeiro, a saúde fica em risco.

“Às vezes a pessoa acha que esta é a melhor forma para economizar, mas está equivocada. Além da multa altíssima os malefícios que traz à saúde são muitos, e o barato sai caro”, explica.

De acordo com os bombeiros, por conta do tempo seco, qualquer faísca já o suficiente para causar um incêndio fora do controle.

Umidade baixa deve continuar

A Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul) alerta para a baixa umidade relativa do ar amanhã (17). A umidade deve ficar em torno de 20%.

Há a previsão de chuva em áreas isoladas somente nas regiões sul e oeste. Em Campo Grande não deve chover e os termômetros podem chegar aos 35ºC.

Para evitar problemas de desidratação, a Defesa Civil orienta as pessoas a fazerem a ingestão de bastante líquido, e evitarem os raios solares especialmente entre as 10 e 16 horas, fase do dia em que a umidade tende a ficar mais reduzida.

De acordo com a meteorologista Cátia Braga, deve chover de 20 a 25 milímetros na próxima sexta-feira (19), à noite até a manhã do sábado. Com a chuva uma frente fria deve chegar ao Estado baixando as temperaturas já neste final de semana.

Conteúdos relacionados