As bolsas europeias e o euro operam com ganhos modestos enquanto os investidores fazem uma pausa depois dos fortes ganhos registrados ontem. Os movimentos também são contidos pela cautela antes da reunião dos ministros de Finanças da zona do euro (Eurogrupo) e por notícias negativas de agências de classificação de risco sobre os bancos europeus e a França.

Ontem a Moody’s informou que está revisando as dívidas subordinada e júnior de 87 bancos de 15 países da Europa para possível rebaixamento e disse que os crescentes desafios relacionados à dívida soberana da região têm reduzido a capacidade dos governos de apoiá-los.

Uma reportagem do jornal francês La Tribune colabora para a pressão sobre os mercados. Segundo o diário, o rating AAA da França pode ser colocado em revisão para potencial rebaixamento pela Standard & Poor’s em breve. A agência não comentou o assunto. A reportagem foi publicada dias depois de a S&P divulgar equivocadamente um comunicado sobre o rating soberano francês.

Mais um fator negativo para os mercados hoje é a revisão feita pelo banco de investimento suíço UBS na sua previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro em 2012, de crescimento de 0,2% para contração de 0,7%. Segundo o UBS, a recessão na região vai começar no quarto trimestre deste ano, e não no primeiro trimestre do ano que vem.

No entanto, os líderes europeus têm mais uma chance de demonstrar disposição para conter a crise de dívida na reunião do Eurogrupo hoje, em Bruxelas, Bélgica, prevista para as 14h (de Brasília). Os investidores também estão esperançosos de que haverá no encontro será tomada uma decisão sobre a próxima parcela da ajuda oferecida para a Grécia.

No mercado de câmbio, o euro apresenta avanço sobre o dólar, mas o ganho é limitado pelas expectativas com os leilões de bônus da Itália, nesta manhã. Às 8h (de Brasília), o euro subia para US$ 1,3359, de US$ 1,3320 no fim da tarde de ontem, enquanto o dólar caía para 77,81 ienes, de 78,00 ienes. Londres caía 0,01%, Paris avançava 0,09% e Frankfurt tinha alta de 0,49%. As informações são da Dow Jones.