Bloqueio termina e fronteira é reaberta após 39 horas
O Paro Cívico de 48 horas, anunciado pelos Comitês Cívicos das cidades que integram a região da Chiquitania Boliviana, para negociar com o Governo daquele país a extinção de multas e redução da taxa de impostos alfandegários no processo de nacionalização de veículos sem documento, já terminou. O bloqueio da fronteira foi encerrado às 15 […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Paro Cívico de 48 horas, anunciado pelos Comitês Cívicos das cidades que integram a região da Chiquitania Boliviana, para negociar com o Governo daquele país a extinção de multas e redução da taxa de impostos alfandegários no processo de nacionalização de veículos sem documento, já terminou. O bloqueio da fronteira foi encerrado às 15 horas desta quinta-feira, 18 de agosto, após 39 horas de mobilização. O tráfego de veículos na linha fronteiriça da Bolívia com Corumbá está normalizado.
De acordo com os manifestantes, a fronteira foi reaberta para que eles pudessem se reunir e buscar um consenso. Uma reunião será realizada em Puerto Quijarro nesta sexta-feira,19 de agosto. Caso não haja acordo com o Governo, um novo bloqueio pode ocorrer nos próximos dias.
A manifestação reivindicava ao Governo e às instâncias, o motivo pelo qual o preço da apólice da tarifa alfandegária é tão cara. O presidente do Comitê Cívico de Puerto Quijarro, Guillermo Lino Mendez, afirmou ao Diário que um veículo que pode ser comprado no país por cerca de 10 mil dólares, está sendo taxado com imposto alfandegário de 15 mil dólares.
A mobilização também atingiu o transporte ferroviário e aéreo, além dos serviços públicos como o setor de Migração, onde turistas devem se registrar ao entrar ou sair da Bolívia.
Os representantes dos movimentos sociais também questionaram a atuação da Diprove, nos casos de supostos veículos roubados em outros países. De acordo com o presidente do Comitê Cívico da Fronteira (Arroyo Concepción), Jayme Algarañas, é incoerente a apreensão de um veículo que já foi emplacado e recebeu documentação de órgãos locais de fiscalização.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.