BC europeu deve comprar títulos da Espanha e da Itália para acalmar bolsas
O Banco Central Europeu diz que vai “implementar ativamente” um programa de compra de títulos de países da zona do euro, para evitar mais uma segunda-feira turbulenta no mercado financeiro. Embora não tenha citado países, o comunicado divulgado após a reunião deste domingo é endereçado à Espanha e à Itália. As aquisições do BC europeu […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Banco Central Europeu diz que vai “implementar ativamente” um programa de compra de títulos de países da zona do euro, para evitar mais uma segunda-feira turbulenta no mercado financeiro. Embora não tenha citado países, o comunicado divulgado após a reunião deste domingo é endereçado à Espanha e à Itália.
As aquisições do BC europeu poderiam ajudar Roma e Madri a conter a especulação, além de baixar o custo da dívida italiana e espanhola, até que medidas adicionais para conter a crise sejam aprovadas na União Europeia.
Enquanto o comunicado do BC europeu era divulgado, a bolsa de Israel operava a -7% e a do Egito a -4%, uma mostra do que pode vir pela semana.
Representantes dos países do G7 também discutiram medidas para conter o avanço da crise, em uma teleconferência neste domingo.
As duas reuniões extraordinárias em um domingo ilustram o nível de preocupação das autoridades com a volatilidade das bolsas e a ameaça à recuperação da economia, ainda combalida pela crise de 2008.
Espanha e Itália
Embora o comunicado do BC europeu tenha citado “países da zona do euro”, Itália e Espanha deverão ser os principais beneficiados com as compras.
O custo da dívida dos dois países aumentou nesta última semana, o que pode piorar ainda mais a situação de endividamento. As autoridades europeias tentam evitar a necessidade de mais um resgate financeiro, depois dos pacotes para Irlanda, Portugal e os dois resgates da Grécia.
Horas antes, o presidente Nicolas Sarkozy, da França, e a chanceler Angela Merkel, da Alemanha, divulgaram comunicado expressando apoio às medidas da União Europeia para a contenção da crise. Os dois países são as maiores economias da zona do euro.
Nesta semana, o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, anunciou a antecipação do ajuste orçamentário do país, com medidas que prevêem o equilíbrio das contas já em 2013, um ano antes do esperado.
A dívida da Itália equivale a 120% do seu PIB, um percentual apenas menor que o da Grécia. O crescimento italiano é também um dos mais vagarosos do continente.
Na semana passada, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, disse que as autoridades monetárias do bloco estão fracassando na tarefa de evitar que a crise da dívida se espalhe.
Estados Unidos
No sábado, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, admitiu que o país deve “melhorar” seu desempenho no combate à crise financeira e econômica e pediu união aos dois maiores partidos do país.
Sobre as negociações para o aumento do teto de dívida, aprovado às pressas nesta última semana no Congresso americano, Carney ressaltou que o acordo demorou muito para ser fechado e causou divisão na classe política do país.
O acordo prevê um corte de gastos na ordem de US$ 2,4 trilhões (R$ 3,7 trilhões) e uma elevação no teto da dívida na mesma proporção.
O temor de que os Estados Unidos poderiam estar caminhando para uma longa recessão, além do medo de contágio da crise da dívida soberana da zona do euro, que pode chegar à Espanha e à Itália, causaram turbulência nas bolsas internacionais, que registraram na última semana as maiores quedas desde o estouro da crise financeira, em 2008.
A China, o maior detentor mundial de títulos americanos, criticou o país por seu “vício de dívida”.
Em um texto opinativo, a agência de notícias estatal Xinhua afirma que a China “tem todo o direito agora de exigir que os Estados Unidos lidem com o seu problema estrutural de dívida e garantam a segurança dos ativos em dólar da China”.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.