BC derruba exclusividade bancária no crédito consignado; em MS, BB mantinha domínio

A partir de hoje, segundo o Banco Central, os empréstimos consignados, por exemplo, podem ser efetuados por qualquer instituição financeira

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A partir de hoje, segundo o Banco Central, os empréstimos consignados, por exemplo, podem ser efetuados por qualquer instituição financeira

O BC (Banco Central) emitiu um comunicado na manhã desta sexta-feira (14) avisando que a partir de hoje fica proibida em todo o país a celebração de convênios, contratos ou acordos que impeçam ou restrinjam o acesso de clientes a operações de crédito ofertadas por outras instituições, inclusive os empréstimos consignados em folha de pagamento.

Aqui em Mato Grosso do Sul, por meio de acordo entre o BB e o governo estadual, os negócios consignados envolvendo os servidores públicos só poderiam ser efetuados pelo BB.

A medida foi parar na Justiça e, hoje, as operações das empresas que mexem com empréstimos aos servidores são limitadas.

A informação do fim da exclusividade foi divulgada pela assessoria de imprensa do BC.

A medida está inserida no âmbito dos estudos permanentemente desenvolvidos pelo Banco Central para aprimorar os mecanismos que visam a facilitar o acesso ao crédito e promover a eficiência do sistema financeiro nacional (SFN).

Dessa forma, a decisão contribui para estimular a eficiência na intermediação financeira, fator fundamental para a disseminação do crédito, de acordo com o comunicado da autoridade monetária.

O BC destaca ainda que a proibição de exclusividade estimula a concorrência e, com isso, cria condições adequadas para redução do spread bancário (diferença entre o custo de captação pago ao cliente e os juros cobrados na concessão do crédito), além de promover a inclusão financeira.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados