Depois de dois dias no Brasil, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deixa o país na manhã de hoje (21). O avião Air Force One, que transporta o chefe de Estado, deve partir da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 9h20. O presidente e sua comitiva deixaram o hotel Marriot, em Copacabana, zona sul do Rio, de carro, por volta das 8h20 em direção ao estádio do Flamengo, na Gávea, onde vão embarcar em um helicóptero que os levará à Base Aérea do Galeão.

Obama segue para Santiago, capital do Chile, onde continua sua viagem à América Latina. Lá, Obama se encontrará com o presidente Sebastián Piñera, com quem deve assinar acordos de cooperação econômica. O presidente norte-americano janta em Santiago e amanhã (22) segue para El Salvador, onde deve ficar menos de 24 horas.

Na noite de ontem (20), Obama encerrou sua agenda na capital fluminense com uma visita ao Cristo Redentor, um dos principais cartões-postais da cidade, junto com a esposa, Michelle, e as filhas, Malia e Sasha. Mais cedo, ele discursou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e visitou a favela Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na zona oeste, onde assistiu a apresentações de percussão e de capoeira.