A Caixa Econômica Federal inaugura, na próxima quarta-feira (28), às 8h30, em Dourados (MS), mais uma representação de Desenvolvimento Urbano e Rural no estado. Esta estrutura prestará auxílio no segmento da Construção Civil e Desenvolvimento Urbano para 28 municípios da região sul do estado.

O evento deve contar com a participação de prefeitos da região atendida, além de representantes da cadeia de construção civil. A nova unidade será instalada no mesmo prédio onde já funciona a agência Avenida Weimar Gonçalves Torres, no município, e contará com uma equipe de engenheiros, arquitetos e outros profissionais, que atuam na análise, aprovação e encaminhamentos de projetos elaborados pelas prefeituras, bem como por empresas e instituições com interesse na obtenção de financiamentos ou participação em programas sociais do Governo Federal acompanhados pela CAIXA. 

O superintendente regional da CAIXA, Paulo Antunes de Siqueira, destaca a importância da implantação, no estado, de mais uma unidade de Desenvolvimento Urbano e Rural. “A proximidade física de quem analisa os projetos apresentados à CAIXA com os seus executores é muito importante para dar mais celeridade aos processos, minimizando os custos e o tempo que se levaria para a solução de eventuais problemas”, destaca. 

Essa é a primeira unidade descentralizada instalada no Mato Grosso do Sul, completando 14 em todo o país, ampliando a capacidade de atendimento em 40%. Juntas elas somarão esforços com as demais gerências, ficando responsável pelos repasses de recursos da União aos municípios, pelo acompanhamento de obras de infraestrutura, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), entre outros.

 Expansão

O projeto de expansão prevê ainda, apoio técnico a 287 municípios, com mais de 100 mil habitantes. Os gestores dessas cidades contarão com orientação direta de um empregado da CAIXA sobre processos de financiamento, repasse e prestação de contas. Com a reestruturação, as 58 unidades, espalhadas pelo Brasil, passam a contar com mais 465 empregados, passando de 2.918 para 3.383 servidores dedicados ao assunto – um aumento de aproximadamente 40%. Além disso, já está em funcionamento uma Ouvidoria de Governo, canal pelo qual, estados e municípios terão informações e esclarecimentos sobre Desenvolvimento Urbano, transferência de benefícios e demais produtos de relacionamento da CAIXA com os entes federados.