Autoridades do Brasil e da Bolívia tentam acabar com “Paro Cívico” em Corumbá
Após uma reunião nesta terça-feira, 17 de maio, entre o Consulado Boliviano com sede em Corumbá e representante da Receita Federal no Município, a fronteira pode ser reaberta nas próximas horas. Manifestantes do “Paro Cívico” reivindicam revisão da normativa brasileira RFB nº 1.059, da Portaria MF 440, que estipula a quantidade de mercadorias estrangeiras que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após uma reunião nesta terça-feira, 17 de maio, entre o Consulado Boliviano com sede em Corumbá e representante da Receita Federal no Município, a fronteira pode ser reaberta nas próximas horas. Manifestantes do “Paro Cívico” reivindicam revisão da normativa brasileira RFB nº 1.059, da Portaria MF 440, que estipula a quantidade de mercadorias estrangeiras que entram no Brasil. A fronteira da Província de Germán Busch com Corumbá, foi fechada à zero hora de segunda-feira, com previsão de ser reaberta à meia-noite desta quarta-feira, 18 de maio, totalizando 72 horas de fechamento.
“Ontem tivemos uma reunião com o inspetor representante da Receita Federal brasileira e encaminhamos a ele, uma proposta que visa amenizar a situação hoje vivida pelos bolivianos. Estamos propondo um acordo entre Brasil e Bolívia para a nossa fronteira, onde visamos buscar o que é melhor para ambos os países. Se recebermos uma resposta positiva, a fronteira será aberta imediatamente. Se a resposta for negativa, a reabertura da fronteira será somente à meia-noite, conforme planejado”, afirmou ao Diário o cônsul da Bolívia em Corumbá, Juan Carlos Mérida Romero.
De acordo com informações do Consulado, toda a fronteira já está sentindo a interdição de tráfego de veículos, pois além de muitos carros e caminhões formarem longa fila de ambos os lados, esperando pela travessia, alguns pontos da Bolívia já estão sem comida e combustível. “Sabemos que foi uma decisão radical tomada por nós bolivianos de fechar a fronteira, sendo que a Bolívia depende do Brasil para o abastecimento de quase todas as áreas, principalmente a alimentícia. Sabemos também que há negócios milionários parados na beira da estrada aguardando para cruzarem a fronteira, logo, quanto mais rápido tudo isso acabar, melhor será para ambos os países”, frisou o cônsul.
Participação
A mobilização envolve instituições cívicas da Província de Germán Busch, mas não tem a participação de comerciantes da Feira Brasil-Bolívia, que funciona em Corumbá. “Queremos deixar bem claro que os feirantes da feira Brasbol, localizada em Corumbá não estão envolvidos nessa manifestação, como chegou a ser cogitado. Sabemos das dificuldades de nossos compatriotas, mas também respeitamos a legislação brasileira e entendemos que cada país tem a sua legislação”, ressaltou ao Diário, o presidente da Feira Brasbol, Jimmy Antezana.
Além da feira Brasbol, o Centro Boliviano Brasileiro 30 de Marzo, também sediado em Corumbá, não integra a mobilização na fronteia, como informou Walter Salazad, presidente da entidade.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
TCE-MS pede suspensão de licitação milionária para compra de uniformes escolares de Itaquiraí
Tribunal apontou irregularidades no processo licitatório
Chuva de meteoros poderá ser vista em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira
A chuva de meteoros Geminídeas terá seu pico na sexta-feira (13)
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.