De autoria do deputado estadual George Takimoto, a audiência pública realizada nesta segunda-feira (21), no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul abordou o trabalho do profissional da segurança pública e a saúde mental.
O deputado ressaltou a importância do tema. “É bastante atual e um problema real de muitos anos”.
Takimoto falou sobre a sua experiência enquanto médico e reforçou a necessidade de diagnosticar as doenças mentais e as psicopatias adquiridas.
Para o deputado dois são os focos dentro do tema, sendo a entrada no serviço e o exame admissional, separando o doente que traz em seus genes e a psicopatia adquirida pelo próprio trabalho.
De acordo com o psicólogo e presidente do Conselho Regional de Piscologia 14ª Região MS, Carlos Afonso Marcondes Medeiros, são muitos os problemas que envolvem o trabalho dos profissionais da segurança pública. “É necessário um atendimento especializado e iniciar dentro da instituição”.
O psicólogo falou sobre relevância do tema e enfocou a necessidade de uma pesquisa que faça o levantamento real dos problemas. “O melhor é a prevenção do estresse e dos fatores que determinam os transtornos mentais”.