Atentado atribuído às Farc deixa nove mortos no Sul da Colômbia
Um atentado, atribuído às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), ontem (8) deixou nove mortos – cinco guerrilheiros, três militares e um civil. O ataque foi feito a um posto policial em San Vicente del Caguán, no departamento (estado) de Caquetá, no Sul da Colômbia. Segundo informações de locais, um grupo das Farc tentou invadir […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um atentado, atribuído às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), ontem (8) deixou nove mortos – cinco guerrilheiros, três militares e um civil. O ataque foi feito a um posto policial em San Vicente del Caguán, no departamento (estado) de Caquetá, no Sul da Colômbia. Segundo informações de locais, um grupo das Farc tentou invadir o posto policial e soldados da 6ª divisão do Exército reagiram. Houve um enfrentamento entre soldados e guerrilheiros.
Além dos nove mortos, quatro militares e mais um civil ficaram feridos no tiroteio. Depois da tentativa de ataque, o Exército e a Polícia reforçaram sua presença no local. Este enfrentamento ocorre em meio à uma semana tensa, marcada por ataques na cidade de Neiva, na região de Huila, onde pelo menos cinco ataques à bomba foram registrados desde domingo passado.
O impacto das explosões em Neiva afetou pelo menos 65 pessoas, mas não houve mortos. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, responsabilizou as Farc pelos atentados e disse que são um sinal de “desespero” da guerrilha. De acordo com o governo, os ataques podem ser retaliações da guerrilha contra moradores que se negaram a pagar “extorsões” ao grupo.
Segundo Alfonso Cano, um dos líderes das Farc, o ano de 2011 gera perspectivas positivas. “[Acreditamos em uma] solução política para o conflito” , afirmou o líder, referindo-se aos confrontos entre a guerrilha e o governo colombiano que ocorrem há mais de seis décadas.
Porém, ele avisou que a guerrilha “redobrará” suas atividades este ano. “Em 2011 redobraremos atividades em todo sentido, com a força que nos proporcionam nossas convicções”, afirmou Cano. Ele assumiu a liderança do grupo depois da morte de Manuel Marulanda – um dos fundadores das Farc.
De acordo com Cano, é necessário acabar com “o latifúndio que cresce como um câncer” na Colômbia. As Farc, que defendem um acordo humanitário para a troca de reféns por guerrilheiros presos – dizem começar o ano apostando neste intercâmbio. Mas o governo Santos acredita na saída militar e não negociada para o conflito. O presidente se recusa a negociar o acordo humanitário e tem apostado na deserção de guerrilheiros para enfraquecer a estrutura militar das Farc, o maior grupo armado colombiano.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Carreta tomba em pista molhada e espalha carga de serragem na na BR-163
Acidente aconteceu na manhã deste sábado (14), em Rio Brilhante
Neto tem busto inaugurado no Parque São Jorge e se emociona em homenagem do Corinthians
José Ferreira Neto se emocionou diante do reconhecimento do seu time do coração
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.