A diretoria da Acrissul (Associação dos Criadores de ) promoveu na noite de terça-feira (10) uma assembleia geral ordinária para apresentar a prestação de contas da Expogrande 2011 e também apresentar um balanço dos dois anos de administração da atual gestão.

Os balanços foram todos aprovados. Hoje a entidade tem certidão negativa em todos os âmbitos bancários e em órgãos públicos. Todos os convênios e contratos firmados são em nome da Acrissul. Segundo a direção da entidade, a Expogrande deste ano bateu todos os recordes históricos.

Durante sua apresentação, o presidente da entidade, Francisco Maia, falou dos números de quando assumiu a Acrissul, em 2009, após 10 anos de administração do pecuarista Laucídio Coelho. Quando assumiu, a dívida da entidade era de R$ 3,284 milhões.

“Renegociamos e quitamos todas as dívidas. Hoje nos orgulhamos em afirmar que o patrimônio da Acrissul é dos associados, e não corremos nenhum tipo de risco porque passamos a ter superávit em caixa”, discursou Maia.

Ações institucionais

No primeiro ano do mandato, a nova diretoria criou a Expo MS, uma exposição destinada a mostrar um pouco de tudo que o agronegócio sul-mato-grossense produz. A Acrissul ingressou em 2009 com uma ação de inconstitucionalidade contra o Funrural e foi a primeira entidade no País a vencer a manter uma decisão judicial contra a cobrança, beneficiando todos os seus associados.

Além disso, outras reivindicações foram levadas adiante e conseguiu-se a da cobrança de ICMS sobre gado controlado e não só sobre touros e matrizes registrados. A diretoria foi até o governo do Estado e conseguiu evitar que fosse liberada a importação de gado paraguaio para atender uma demanda criada em Porto Murtinho.

A volta da Iagro e da Agenfa para o Parque de Exposições, segundo a Acrissul, foi uma questão de honra. Hoje, o , dentro do Projeto “Acrissul Amanhã” já tem um posto de atendimento no local, devendo evoluir para transformar-se numa agência. Através, ainda, de um movimento da Acrissul, foi promovida uma palestra com o depurado federal Aldo Rebelo, que colocou 1.200 produtores rurais no tatersal de elite para discutir o relatório do novo Código Florestal.

Uma série de mudanças estruturais foram feitas no Parque de Exposições. A principal delas, ainda dentro do Projeto “Acrissul Amanhã”, foi a inauguração durante a Expogrande deste ano da “Praça da Sustentabilidade”, uma das principais praças de Campo Grande, que contemplou a preservação de 11 figueiras centenárias.