Pular para o conteúdo
Geral

Associação dos praças diz que cabo da PM não cometeu excessos durante assalto

Associação de os Cabos e Soldados não concorda com em excesso de legítima defesa em caso de policial que vitimou gerente de supermercado
Arquivo -

Associação de os Cabos e Soldados não concorda com em excesso de legítima defesa em caso de policial que vitimou gerente de supermercado

A entidade que representa os praças da Polícia Militar de MS defendeu a ação do cabo Marcos Ambrózio e discordou do indiciamento do PM. Ele tentou impedir a fuga de dois assaltantes em um mercado no bairro Taveirópolis, no último dia 5, e acabou acertando o gerente, que morreu horas depois.

O policial está indiciado por “duplo homicídio culposo por excesso de legítima defesa” no inquérito policial do delegado da 6ª DP, Valmir de Moura Fé. Mesmo assim, segundo a ACS (Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul), não teria havido excesso.

O cabo da PM estava de folga quando foi avisado por vizinhos do assalto em andamento e disparou sete tiros. Um dos assaltantes morreu na hora e o outro foi baleado. Um dos tiros que acertou um dos bandidos no testículo acertou também o gerente do mercadinho, Expedito Ferreira Boccia, 41.

O assaltante morto era Maycon Igor Aquino Paez, 18, o “Pisca”, e o atingido nos testículos e no joelho é um adolescente de 17 anos.

De acordo com Edmar Soares da Silva, presidente da ACS, o excesso de legítima defesa não estaria caracterizado. “Caso alguma das vítimas fosse atingida com mais de três tiros, num exagero, poderíamos falar em excesso”, argumenta.

Ele realça que a morte do gerente foi uma fatalidade e que a intenção do policial era atingir o menor assaltante, que também estaria armado. A análise pericial demonstrou que um dos tiros que atingiu o adolescente nos testículos – o quarto disparado pelo militar – foi o mesmo que acertou o gerente do lado esquerdo do corpo.

“O delegado agiu dentro da área de sua competência, agora cabe ao poder judiciário que o caso vá ou não ao Tribunal do Júri”, disse Edmar. O inquérito será concluído no próximo dia primeiro de agosto, quando o cabo deverá ser ouvido.

O caso

Maycon armado com um revólver calibre 38 e o menor T.C.T., 17 anos, com um 22 chegaram ao estabelecimento numa bicicleta e anunciaram o assalto. Quando o maior de idade ia saindo do local foi baleado pelo policial que chegou atirando. O menor também foi atingido nos testículos. O gerente que estava na linha da troca de tiros, foi alvejado e morreu na Santa Casa de .

Em depoimento ao delegado Moura Fé, o menor revelou que conhecia Maycon havia pouco tempo. Os dois fumavam maconha juntos na praça pública do bairro Jacy. Naquele dia fizeram uso do mesmo entorpecente, mas, como acharam pouco, decidiram sair em busca de dinheiro. O maior teria dado a ideia de cometer o assalto.

A mulher do gerente que morreu no assalto anunciou que deve processar o Governo do Estado pedindo indenização pela morte do marido, que sustentava a família. (Colaborou Eliane Souza)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Secretários de MS retidos em Israel já estão na Jordânia a caminho do Brasil

Polícia prende dupla que matou morador em situação de rua com pedrada em MS

No Irã, passear com cachorro pode ser considerado crime

agereg camara

[ BASTIDORES ] Déjà-vu com Agência de Regulação

Notícias mais lidas agora

Pela segunda sessão consecutiva, CNMP julga denúncias de corrupção no MPMS

Após vistoria apontar ‘cheiro intenso’, JBS insiste que adotou medidas antifedor

concessão morenão

Concessão de até 35 anos é alternativa para Morenão, aponta presidente de Comissão

A PF perdeu um dos ícones, o delegado Mauro Sposito

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

De jardineiro a vendedor, Funsat oferece 2 mil vagas nesta quarta-feira

São oportunidades em 131 profissões diferentes, ofertadas por 182 empresas

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala médica de unidades de saúde em Campo Grande

Serviço de urgência e emergência acontece em 10 UPAs e CRSs

Política

Nelsinho Trad comemora retirada de secretários sul-mato-grossenses de Israel

O parlamentar é presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado e adianta que os servidores já estão na Jordânia

Cotidiano

Com manhã gelada, máxima deve alcançar 31°C em MS nesta quarta-feira

Previsão ainda alerta para baixa umidade relativa do ar