Nos próximos dias os moradores do Assentamento Itamarati devem ser beneficiados pela telefonia celular. A instalação da telefonia celular no Assentamento atende uma solicitação efetuada pelo prefeito Flávio Kayatt e o subprefeito Rony Lino junto ao Senador Moka.

O pedido foi feito no dia 30 de março de 2011, através do ofício 44/2011 com várias reivindicações para o Assentamento Itamarati junto ao Senador Waldemir Moka. Entre as solicitações, o prefeito Flávio Kayatt reforçou o pedido de implantação do Sistema de Captação para o Serviço Móvel Pessoal (SMP) no Assentamento Itamarati.

O pedido foi atendido pelo Senador Waldemir Moka, e nesta segunda-feira (28), a empresa AMCC Engenharia e Comércio Ltda. concluiu a construção e montagem de uma torre de telefonia celular para o Assentamento Itamarati e região. Na semana passada, o subprefeito Rony Lino e o secretário municipal de Infraestrutura, Helio Peluffo Filho, foram até o local em que estava sendo construída a torre.

A construção da estação rádio base com estrutura de concreto armado e uma torre metálica de 50 metros de altura, foi efetuada em uma área de 2,9700 m², do lote 325, próximo ao núcleo urbano do Assentamento Itamarati.

Segundo o responsável pela obra, Dilson Ribeiro do Amaral, o prazo para funcionamento depende da operadora Oi instalar as antenas, o que deve acontecer pelos próximos quinze dias. A área de cobertura do equipamento será de aproximadamente 50 quilômetros, e já com a tecnologia 3G, ou seja, os usuários poderão ter acesso à internet, de qualquer parte dos assentamentos, Itamarati, Nova Era, Boa Vista e Dorcelina Folador.

Por enquanto, o sinal será apenas para a operadora Vivo futuramente o equipamento vai ser utilizado por outras operadoras, como Oi, Claro e Tim. De acordo com a Oi, além da solicitação do Senador Moka, este é um plano de expansão da empresa para 2012.  Além da torre instalada no Assentamento Itamarati, outras duas foram montadas pela operadora, uma em Ponta Porã e outra em Itahum, visando à cobertura da rodovia MS-164.

Para a população, essa nova aquisição representa crescimento para o Assentamento Itamarati e região. “A instalação dessa torre, é um benefício para os assentados, que agora terão maior facilidade para usar o telefone celular em qualquer parte do Assentamento Itamarati e região. Essa é uma das muitas solicitações da Prefeitura de Ponta Porã para o Itamarati”, ressaltou o subprefeito Rony Lino de Miranda.

Ele ressaltou ainda que a instalação da telefonia celular é uma das reivindicações feitas em conjunto com o prefeito Flávio Kayatt junto ao Senador Moka: “são vários os pedidos que visam atender as necessidades da população em diversas áreas como a saúde, educação e infraestrutura”, afirmou Rony.