Os deputados estaduais realizaram uma sessão especial, nesta quarta-feira (02/03), em homenagem em memória da conselheira do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) e ex-deputada estadual, Celina Martins Jallad. Os parlamentares usaram a tribuna para destacar o trabalho de Celina e prestar solidariedade à família.

“Tive a oportunidade de conhecer Celina ainda na época de menino. Ela é uma das figuras mais importante deste Estado e fará muita falta. Por ela, sentimos um carinho grande. Que Deus abençoe sua família”, disse Felipe Orro (PDT).

Pedro Kemp (PT) fez questão de prestar sua homenagem: “Estivemos em lados opostos. Muitas vezes, estabelecemos grandes embates nos campos das ideias e das propostas. No entanto, aprendi com Celina que os adversários na política não precisam ser inimigos. Ela foi uma pessoa amável e amiga.”

Antônio Carlos Arroyo (PR) lembrou dos momentos de dificuldades em que Celina esteve ao seu lado: “Celina foi uma grande amiga. Esteve ao lado da minha família nos momentos mais difíceis. Foi um privilégio ter convivido com esta mulher dura nas convicções, mas sempre terna e carinhosa. Quero deixar o meu respeito e gratidão a ela.”

Mara Caseiro (PTdoB) recordou uma passagem nos corredores da Assembleia: “Celina disse que eu a estava substituindo na Casa. Que honra poder estar aqui e ter como exemplo a vida desta grande mulher. Sua trajetória política serve de estímulo para nossa atuação neste Parlamento.”

Junior Mochi (PMDB) destacou a missão cumprida por Celina. “Ela estava no auge de sua vida, muito feliz e realizada. Tenho certeza de que cumpriu sua missão e nos deixa um legado. Valeu a pena ter convivido com ela.”

Marcio Monteiro (PSDB) comentou o trabalho realizado por Mato Grosso do Sul: “Celina trabalhou incansavelmente pelo bem estar das pessoas mais carentes deste Estado. É um momento triste, mas ao mesmo tempo há um sentimento de alegria por sua existência e passagem por esta terra.”

Eduardo Rocha (PMDB) informou que Celina foi a responsável pela implantação dos diretórios municipais do partido em todos os municípios do Estado: “O PMDB está de luto. Perdemos uma competente política. Celina desbravou, foi a responsável pelo crescimento do nosso partido no Estado.”

Dione Hashioka (PSDB) relembrou do papel desempenhado por Celina na área social: “Por ter tido um filho especial, Celina também trabalhou por todas as Apaes (Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais). Ela plantou a semente do bem em muitos lares de Mato Grosso do Sul e por isso é um exemplo a ser seguido.”

Troféu

Ainda na sessão ordinária desta quarta-feira, a deputada Dione Hashioka  apresentou projeto de resolução que institui o “Troféu Celina Jallad”. O troféu será entregue às mulheres homenageadas anualmente em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em  8 de março. A proposição foi subscrita pelos demais parlamentares. Em discussão única, o projeto de resolução foi aprovado pelos parlamentares, com validade a contar deste ano.

Bandeira

A bandeira do Estado de Mato Grosso do Sul que cobriu o caixão da conselheira e ex-deputada Celina Jallad será emoldurada e fará parte do acervo histórico da Assembleia Legislativa. O acervo fica exposto no saguão da Casa de Leis. A proposição é do presidente da Assembleia, deputado Jerson Domingos (PMDB), que apresentou projeto de resolução na sessão desta quarta-feira.