O 19º Festival Universitário da Canção tem apoio do Midiamax e acontece nesta sexta-feira (23), a partir das 20h, no teatro Glauce Rocha, com entrada gratuita.

Som, iluminação e boa energia é o que já se encontra no palco do 19º Festival Universitário da Canção. Na tarde desta sexta-feira (23), os artistas que participam do festival afinam os instrumentos e fazem as últimas marcações necessárias para a apresentação à noite.

Foram 16 canções selecionadas para essa edição do FUC. Em 2011, o festival conta com duas participações nacionais. Uma é a dupla de Goiás César Miranda e Carlos Lima, que interpreta a música “Nosso Amor”, e outra é o paulista Rodolfo de Jesus Silva, com a canção “Meus Presságios”.

Segundo a coordenadora do FUC, Marineide Cervigene, o nível do festival aumentou muito durante esses quase 20 anos. “Como agora é só um dia de apresentação, então tivemos que ser mais criteriosos na seleção. Tem uma galera com muito mais técnica de música”, observa.

Participando pela segunda vez do festival, a banda de reggae Xaraiês apresenta a música Planta Nativa. Para a vocalista da banda, Paola Calderaro, a expectativa é grande. “Apesar da segurança por já ter recebido premiação no ano passado, sei que cada edição é diferente e que as músicas são melhores”.

Mas o festival não traz só novos talentos. Veteranos da música regional também sobem ao palco nesta noite, como é o caso do vocalista da banda Agemaduomi, Atila Gomes, que interpreta a canção Coco com Guavira, do compositor Galvão. “Acho que os festivais servem para mostrar talentos novos, mas a participação dos que tem mais tempo de caminhada também serve para estimular essa nova geração”, diz Áttila, que após dez anos volta a se apresentar no FUC com a mesma parceria.

Coordenando desde o primeiro festival, Marineide se recorda, orgulhosa, dos tantos artistas que passaram pelo palco do FUC e hoje se destacam na música sul-mato-grossense. “Tivemos muitos artistas que cantaram ou tocaram aqui no começo da carreira, como Michel Teló, Gabriel Satter, Vaticano 69, Muchileiros, e isso é muito especial para nós”, diz Marineide.

O 19º Festival Universitário da Canção tem apoio do Midiamax e acontece nesta sexta-feira (23), a partir das 20h, no teatro Glauce Rocha, com entrada gratuita. Confira as bandas e músicas que serão apresentadas no festival:

“Sem Limites”, com a banda C.H.A.S – Publicidade e Propaganda UCDB

“Amor à distância”, com a banda Maycon Balbino – UFMS Chapadão do Sul

“Sabedoria da Loucura”, com a banda Levando a Luz – Medicina UFMS

“Planta Nativa”, com a banda Xaraiês – Filosofia UCDB

“Meu senhor”, com Ministério Nova Canaã – Direito UCDB

“Decisão”, com Jacqueline Francisco – Artes Visuais UFMS

“Na tua cena”, com Mariana Falcão Zuccarello – Música UFMS

“Riso”, com Marcos Silva de Araújo – Música UFMS

“Fonte da Vida”, com banda Phillip Soul e Banda – Administração Anhanguera

“Conto”, com banda Professor Lao – Artes Visuais UFMS

“Veja Flor”, com Wesley Ignácio Pinto – Música UFMS

“Nosso Amor”, com César Miranda e Carlos Lima – Direito UFG (Goiás)

“Coco com Guavira”, com Raimundo Edmário e Juci Ibanez – Ensino Médio Completo

“Crespo no Hair”, com Banda Larga – Engenharia Elétrica UFMS

“Meus Presságios”, com Rodolfo de Jesus Silva – Ciências Sociais Unifest (SP)

“Pode crer”, com Banda Copo de Ideias – Administração UNAES