Argentina impõe condições para discutir discórdia comercial com Brasil
A ministra de Indústria da Argentina, Débora Giorgi, manifestou nesta sexta-feira, 13, sua disposição em reunir-se em Foz do Iguaçu com seu colega brasileiro, Fernando Pimentel, para discutir as barreiras brasileiras à importação de automóveis argentinos, mas com a condição que Brasília levante essas restrições. Fontes do governo argentino citadas pela agência oficial Telam diss…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A ministra de Indústria da Argentina, Débora Giorgi, manifestou nesta sexta-feira, 13, sua disposição em reunir-se em Foz do Iguaçu com seu colega brasileiro, Fernando Pimentel, para discutir as barreiras brasileiras à importação de automóveis argentinos, mas com a condição que Brasília levante essas restrições.
Fontes do governo argentino citadas pela agência oficial Telam disseram que Débora manteve nas últimas horas um contato telefônico com Pimentel, após o convite do ministro brasileiro para um encontro em Brasília.
As fontes indicaram que o ministro brasileiro pediu 48 horas para dar uma resposta a esta contraproposta do governo argentino.
Pimentel fez seu convite em uma breve carta de resposta à enviada anteriormente pela ministra argentina para protestar pelas medidas protecionistas anunciadas nesta quinta-feira pelo Brasil para frear a importação de automóveis.
Na carta, Pimentel reiterou “o interesse e a disposição” do Brasil em tratar “todos” os assuntos de interesse comercial entre ambas as partes, segundo informou em comunicado o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior brasileiro.
Nesta quinta-feira, o governo brasileiro impôs restrições à importação de veículos automotores de todo o mundo, embora a medida tenha sido interpretada pela Argentina como uma represália às barreiras impostas aos alimentos procedentes do Brasil.
O governo argentino qualificou a medida como “intempestiva e sem aviso” e advertiu que a resolução afeta 50% do comércio bilateral.
Débora enviou uma dura carta a Pimentel na qual defende as medidas de proteção comercial adotadas pela Argentina e acusa o Brasil de impor múltiplas barreiras às exportações argentinas.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Câmara aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
Projeto prevê a medida para escolas públicas e privadas
Acostamento de vias na elaboração e na contratação de projetos de engenharia é tema de debate na Alems
Deputado Caravina prevê que “a implantação de acostamentos nas rodovias estaduais, sem dúvida, diminuirá consideravelmente os riscos de acidentes”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.