Ar polar derruba temperatura rapidamente em várias regiões de Mato Grosso do Sul

As temperaturas devem começar a cair e a semana termina com clima frio nas regiões sul e oeste de Mato Grosso do Sul, conforme boletim meteorológico emitido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. A previsão é de que entre hoje (26) e amanhã (27) ocorra um declínio acentuado de temperatura do ar naquelas regiões uma […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As temperaturas devem começar a cair e a semana termina com clima frio nas regiões sul e oeste de Mato Grosso do Sul, conforme boletim meteorológico emitido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

A previsão é de que entre hoje (26) e amanhã (27) ocorra um declínio acentuado de temperatura do ar naquelas regiões uma vez que as condições meteorológicas são favoráveis a isso.

Em Ponta Porã, na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai, a temperatura às 10 horas era de 18ºC, contra 22ºC no mesmo horário. O vento da direção sul soprava por lá, indicando a entrada de uma massa polar.

Em Corumbá, na fronteira com a Bolívia, o vento frio polar também já era sentido. A temperatura às 10 horas era de 22ºC e ontem, a esta hora, estava em 25ºC.

As nuvens de uma frente fria estão se espalhando pela fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia e o céu vai ficando cada vez mais nublado até esta noite. A sensação de frio aumenta já durante a tarde.

A orientação da Defesa Civil é de que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente até as 4 horas da tarde, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Outra orientação é para a ingestão de bastante líquido para não haver problemas de desidratação.

A Cedec lembra ainda que o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. Com isso a orientação é para não se fazer fogueiras, principalmente nas proximidades de matas e florestas. Além disso, motoristas que trafegam por regiões sujeitas a incêndios devem ter atenção redobrada devido a visibilidade reduzida pela fumaça.

Estes motoristas também devem evitar jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

Conteúdos relacionados