De acordo com o último Boletim de Resposta Coordenada no Monitoramento da Dengue, divulgado nesta semana pela SES (Secretaria do Estado de Saúde), o risco de epidemia de dengue segue moderado nos municípios de Aquidauana e Anastácio.
 
Em 2011, até o dia 22 de outubro, foram notificados 92 casos em Aquidauana e 46 em Anastácio. Em comparação com o último Boletim, com dados até o dia 15 de outubro, Anastácio apresentou dois casos a mais. Em Aquidauana, o quadro não teve alterações.
 
A divulgação dos boletins é realizada regularmente pela SES, com a contribuição das Secretarias Municipais de Saúde dos vinte municípios prioritários. Até o momento, no ano de 2011, foram notificados 13.959 casos de dengue em Mato Grosso do Sul, número que representa risco alto de epidemia.
 
No total, foram quatro mortes confirmadas – três em Campo Grande e uma em Paranaíba. Ainda foram descartados cinco óbitos no Estado: um em Aquidauana; dois em Campo Grande, um em Rio Verde de Mato Grosso e um em São Gabriel do Oeste. Conforme a SES, três mortes estão em investigação – uma em Campo Grande e duas em Três Lagoas.
 
A notificação regular dos casos de dengue representa um importante instrumento de auxílio para a elaboração de estratégias, ações e interlocuções entre as equipes técnicas dos municípios.