Jovens e adultos com mais de 15 anos que pararam de estudar, têm a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental neste domingo (20) através do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Em Mato Grosso do Sul, 7.240 candidatos estão inscritos para fazer o exame que vai abordar Ciências Naturais, História, Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, Redação e Matemática.

É preciso atingir a pontuação mínima exigida de 100 pontos em cada uma das provas escolhidas para receber o certificado do Ensino Fundamental emitido pela secretaria de educação do estado ou do município do candidato.

O motorista Paulo Oliveira Carvalho, de 39 anos, diz que parou de estudar no 4° série do Ensino Fundamental para trabalhar e está fazendo o Encceja pela segunda vez para conseguir completar seus estudos.

“Faz muita falta pra trabalhar os estudos, por isso não posso deixar essa oportunidade escapar”, destaca Paulo.

Já Regiane Barbosa Tsutsui, de 29 anos, interrompeu o Ensino Fundamental na 7° série para ir morar no Japão. De volta ao Brasil, ela destaca que precisa da formação para tudo, principalmente para conseguir trabalhar e fazer concursos públicos.