Esta semana, finalmente, foi tomada a decisão final sobre a Escola Joaquim de Moura Andrade, em Nova Andradina, que pertencia ao Estado, onde tantas personalidades locais tiveram seus primeiros ensinamentos. A Escola foi realmente fechada pelo Governo do Estado e o prédio foi entregue à Prefeitura.
 
A Secretaria Municipal de e Cultura, prezando a história, que tem naquela escola a primeira do Município, não poderia dar outra destinação ao prédio, que não fosse a Educação.
 
O “Morcegão” como ficou conhecida a escola que leva o nome do fundador da cidade, e que originalmente era de madeira, faz parte do acervo cultural de Nova Andradina, e atendendo determinação do Prefeito José Gilberto Garcia, vai permanecer utilizando o mesmo nome: Escola Antonio Joaquim de Moura Andrade.

A partir deste ano, ali serão ministradas aulas para alunos da Educação Básica, mais especificamente para a Infantil. De acordo com a Secretária Nair Lorencini Russo, o prédio abrigará 8 salas de aula para alunos de 4 a cinco anos.

Outras salas do prédio também vão abrigar parte do Departamento de Cultura, mais precisamente os cursos de pintura em tela e em tecidos, grafite e jazz, e que doravante, terão mais espaço para suas atividades.

Ainda de acordo com a Secretária, a Prefeitura está realizando os reparos imprescindíveis para a sua utilização, sendo que o muro que havia cedido com as chuvas, já foi reconstruído.
Desta forma, a Rede Municipal de Educação passa a contar com mais esta escola, para a qual as ainda estão abertas.