Após denúncias em MS, trabalhador que recusar vaga perderá seguro-desemprego
A medida pretende dificultar fraudes ao Seguro-desemprego. Muitos profissionais voltavam a trabalhar, mas sem carteira assinada, até receber a última parcela do benefício em Mato Grosso do Sul.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A medida pretende dificultar fraudes ao Seguro-desemprego. Muitos profissionais voltavam a trabalhar, mas sem carteira assinada, até receber a última parcela do benefício em Mato Grosso do Sul.
O Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (Ciat), de Três Lagoas, adverte aos trabalhadores desempregados que o novo sistema online de Seguro Desemprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) passou a bloquear o pagamento daqueles que não acatarem o encaminhamento a uma vaga de emprego.
Segundo o diretor da Ciat em Três Lagoas, Ivan Alkimin, muitas pessoas recusavam ofertas para trabalhar com carteira assinada para continuarem recebendo o benefício.
“Hoje o sistema é on line e integrado. Dessa forma, podemos interligar quem está desempregado com as vagas oferecidas. Em caso de recusa por três vezes consecutivas, sem justificativa, o seguro é cancelado”, afirma.
Alkimin explica que diariamente o sistema emite uma listagem com o nome do profissional desempregado que atende aos requisitos exigidos em alguma das vagas abertas.
“Nosso cadastro é municipal. Nele há informações sobre as qualificações de cada trabalhador cadastrado. Quem mudar de Cidade deve comparecer até o Ciat local para atualizar o endereço. Sem isso, o benefício pode ser cancelado”, explica.
O diretor expõe ainda que no caso do profissional ser recusado pela contratante, ele deve solicitar uma carta sobre o parecer da firma e levá-la até o Ciat.
Dessa forma, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) espera reduzir a principal fraude ao Seguro Desemprego, a qual o trabalhador volta a trabalhar, mas sem carteira assinada, para continuar recebendo o benefício.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.