Com a polêmica sobre o nome do estado, que voltou à tona após uma gafe em novela da Rede Globo, quem agora pode mudar de nome é a cidade de Rio Verde de Mato Grosso. O município leva o estado do norte no nome oficial, mas fica em Mato Grosso do Sul.

“A confusão é constante, além de termos o nome de Mato Grosso, Rio Verde fica aqui no norte de MS, o que só aumenta o problema”, garantiu o prefeito da cidade, Wiliam Douglas de Souza (PPS).

Além da proximidade geográfica com MT, existe outra Rio Verde, localizada em Goiás. “Chegamos a receber correspondência da outra Rio Verde, é uma situação complicada, o pessoal de fora confunde MS com MT, e as duas Rio Verde”, comenta o prefeito.

Com essa situação, e a “volta” da possível mudança de nome do Estado, a população de Rio Verde (MS) começou a se mobilizar, e a mudança de nome da cidade também já é possível. A nova nomenclatura seria Rio Verde do Pantanal.

A cidade sul-mato-grossense tem 49% do território dentro do Pantanal, e três acessos ao mesmo.
Rio Verde já conta até com um “Comitê em pró-mudança de nome”, organizada por uma parcela da própria sociedade. “A população está querendo a mudança, eles mesmos estão se movimentando e acredito que o nome vai ser Rio Verde do Pantanal”, garantiu o prefeito Wiliam, que ainda comentou ser a favor também da mudança do nome de MS.

Ainda segundo o representante municipal, o primeiro passo seria uma discussão entre a população e as autoridades. Posteriormente seria realizado um plebiscito para aí sim uma hipotética mudança da nomenclatura do município.