Vereador por três mandatos e sete vezes deputado estadual, atualmente Akira Otsubo (PMDB) se dedica à família e aos projetos pessoais. Após 40 anos de vida pública, Akira afirma que sua rotina mudou completamente. “Antes, acordava e sabia o que iria fazer, hoje é diferente, a rotina muda sim, é bem diferente, mas estou cuidando da minha família, das coisas pessoais”, disse Akira Otsubo.

Os 49.944 mil votos que obteve nas urnas nas eleições de 2010 não foram suficientes para elegê-lo deputado federal. Akira tentou eleger seu filho, o ex- vice- prefeito de Três Lagoas, Luiz Akira a deputado estadual, mas sem êxito.

Quanto à possibilidade de assumir uma vaga na Câmara Federal, Akira disse que existe a probabilidade, mas prefere não cogitar sobre o assunto. Pelo fato de ser o primeiro suplente da coligação, Akira Otsubo entende que pode assumir a vaga no lugar de Edson Giroto. Mesmo com a interpretação do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a vaga pertence ao partido e não a coligação.

“Pelo entendimento do governador André Puccinelli, fico com a vaga, porque o PR, partido do Giroto, não tem suplente, mas essa é uma questão que dependerá do governador”, justifica.