Wembley, 28 de maio: e lá vem o Manchester United. De novo. Consistente, seguro na defesa e dono de um ataque para lá de perigoso, os Diabos Vermelhos estão em mais uma decisão de Liga dos Campeões. Será a quinta ou, ainda mais surpreendente, terceira participação da equipe de Sir Alex Ferguson na finalíssima da maior competição de clubes da Europa em apenas quatro anos. Após abrir boa vantagem na Alemanha na última semana com um 2 a 0, o experiente treinador pôs a campo um time recheado de reservas nesta quarta-feira, no Old Trafford, pelo segundo jogo da semifinal. Foi o suficiente para golear o Schalke 04, por 4 a 1, e garantir uma espécie de revanche contra o Barcelona, que superou o rival Real Madrid na outra chave e esteve representado no estádio pelo técnico Josep Guardiola.

Valencia, Gibson e o brasileiro Anderson, duas vezes, marcaram para os donos da casa, enquanto Jurado diminuiu para os azuis-reais, que se despedem com campanha inédita e que irá orgulhar a cidade de Gelsenkirchen. Os tricampeões, por sua vez, reencontrarão os catalães após terem perdido a final de 2009, disputada em Roma, por 2 a 0. Em 2008, derrotaram o Chelsea nos pênaltis, por 6 a 5, após empate por 1 a 1 em Moscou. Em 2010, ano de exceção, caíram para o Bayern de Munique, nas quartas de final.

O técnico Alex Ferguson estava claramente pensando em outro time de azul quando anunciou a escalação somente com quatro titulares: Van der Sar, Valencia, Rafael e Nani – os dois últimos ainda revezaram na posição recentemente com Fábio e Park. No domingo, às 12h10m (de Brasília), o líder do recebe o Chelsea, no mesmo Old Trafford, em duelo decisivo na briga pelo título – a diferença é de atualmente três pontos (73 a 70) a três rodadas do fim.

Enquanto isso, na Bundesliga, o Schalke, 10º colocado, apenas cumpre tabela diante do Mainz, no sábado, às 10h30m, pela 33ª e penúltima rodada.