A secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, alertou nesta quarta-feira (9) que a ameaça de terrorismo contra os EUA permanece, em alguns aspectos, “em seu nível mais elevado” desde os ataques de 11 de setembro de 2001.

Além das ameaças feitas pela Al Qaeda, o grupo militante por trás dos atentados de quase uma década atrás, Janet afirmou que o país enfrenta novas ameaças daqueles que se inspiraram no grupo e dos que já estão dentro dos EUA.

– A ameaça terrorista enfrentada por nosso país evoluiu de forma significativa nos últimos dez anos – e continua a se desenvolver. Assim, de certa forma, a ameaça diante de nós está no seu grau mais elevado desde aqueles ataques.

Secretária diz que ataques podem vir de dentro dos EUA

Janet fez as declarações ao Comitê de Segurança Interna da Câmara dos Deputados.

Ela também disse que as autoridades americanas acreditam que haja indivíduos querendo desfechar, já, ataques dentro do país e que “eles poderiam executar atos de violência sem dar nenhum sinal”.

Indivíduos associados à Al Qaeda e ao grupo fundamentalista afegão Taleban tentaram executar diversos ataques contra os EUA.

Entre as tentativas, um nigeriano supostamente buscou explodir um avião americano com uma bomba escondida na cueca e outra pessoa planejou um ataque ao sistema de metrôs de Nova York.

– Como eu já disse anteriormente, não podemos garantir que nunca haverá outro ataque terrorista e não podemos isolar nosso país numa redoma de vidro. No entanto, continuamos a fazer todo o possível para reduzir o risco de terrorismo na nossa nação.