Ambulâncias estão quebradas e secretário pede que Midiamax entregue ambulâncias em vez de questionar problemas.

 

Ambulância de Douradina, em péssimo estado de conservação, deixou na estrada, por problemas mecânicos, pacientes que eram transportados para Dourados, sábado (15). E, conforme relatos de pessoas da cidade, as ambulâncias quebrarem é uma triste rotina.

Segundo relato de fontes, que não quiseram se identificar temendo perseguição política, o município dispõe de três ambulâncias, sendo que duas ainda trafegam, apesar do estado precário em que se encontram (foto) e uma já está desativada.

“Acontece que isso vem ocorrendo frequentemente e ninguém toma atitude. Os pacientes têm que pegar carona até o hospital de Dourados, ou sair desesperado atrás de condução para conseguir chegar a tempo de ser socorrido”, conforme relataram em e-mail para esta editoria.

Douradina conta com Posto de Pronto Atendimento pouco estruturado e que não atende aos finais de semana. Depende, como outras pequenas cidades, encaminhar os pacientes a municípios com melhor estrutura de saúde. Para tanto, as ambulâncias devem estar em condições de fazer este transporte de maneira segura e eficiente, o que não parece ser o caso do município, que percorre 40 quilômetros até Dourados.

Entramos em contato telefônico nesta segunda-feira (17), com o secretário de Saúde do Município, Francisco de Assis Honorato Rodrigues, buscando confirmar as denúncias,que, contrariado, disse que “o Midiamax deveria se preocupar em oferecer uma ambulância para a cidade ao invés de se preocupar se as que eles têm não funcionam”. Mesmo argumentando que está não é nossa função, e sim informar de forma isenta, e esteo motivo de estarmos entrando em contato permitindo que ele divulgasse sua versão dos fatos, Francisco de Assis enfatizou:  “vocês podem escrever qualquer coisa, pois eu não vou dar satisfação”.

Estranha a atitude, pois o site da prefeitura informa que “A Prefeitura de Douradina realizou no ultimo dia 07 de outubro, as 8:30h, na Câmara Municipal de Vereadores, uma audiência pública para discutir o orçamento do município para 2012, bem como o Demonstrativo dos gastos na saúde do município. O Prefeito Darcy Freire destacou que a sua administração tem por prioridade a seriedade e transparência junto a coisa pública e as audiência são formas que os Administradores tem para colocar a população a par do que esta acontecendo.”

No mesmo site, matéria de 20 de abril de 2011divulga a entrega para a população de um veículo tipo Van zero Km, com capacidade para 16 pessoas,no valor de R$ 105.000,00, que irá atender no transporte de pacientes do município que necessitam realizar consultas e exames na cidade de Dourados, Campo Grande e outros centros de atendimento.

Os telefones do gabinete do prefeito Darcy Freire (PDT), divulgados no mesmo site, em que tentamos contato, a operadora informa que não está recebendo chamadas (3412-1140) e que não existe (3412-1155), os integrantes do PDT com os quais mantivemos contato não souberam informar o número do telefone celular do prefeito.