O segundo caso de dengue tipo 4 no Amazonas foi confirmado nesta sexta-feira (4) pelo Ministério da Saúde. A doença foi diagnosticada em um bebê. O primeiro caso com esse tipo de dengue no Estado foi registrado em um adolescente no mês passado. Os dois pacientes, ambos de Manaus, já receberam alta e passam bem. O Estado ainda investiga outros três casos suspeitos da doença.

Segundo o ministério, os casos confirmados no Amazonas não têm vínculo com o surto da doença em Roraima, onde 18 pessoas já foram infectadas desde o ano passado. O Pará também registrou um caso de dengue 4 este ano.

Esse tipo de vírus não era registrado há 28 anos no Brasil, mas voltou a circular no ano passado. Isso serviu de alerta para as autoridades de saúde pois boa parte da população brasileira, em especial crianças e jovens, não tem imunidade contra esse vírus.

Os tipos mais comuns de dengue no país são o 1, 2 e 3. Os sintomas das quatro variações são os mesmos, como dores de cabeça, no corpo e articulações, febre, diarreia e vômito. O tratamento também é o mesmo: repousar, hidratar-se bem e não tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, que, por ter efeito anticoagulante, pode provocar sangramentos.

A cidade de Londrina, no Paraná, está em estado de emergência por causa da dengue. A Secretaria Municipal de Saúde investiga três mortes que teriam sido provocadas pela doença. A cidade já confirmou 144 casos nas primeiras semanas do ano.

Até o dia 28 de janeiro, foram 26.034 notificações de dengue no país, conforme levantamento preliminar do ministério. A maior parte na região Norte, com 10.471. O Estado do Acre lidera com 6.851. Estão sendo investigadas 12 mortes suspeitas e 101 casos graves no país.