Alunos aprendem sobre o funcionamento do mundo dos negócios

A ação foi realizada simultaneamente em 26 estados e no Distrito Federal, sendo apresentada por orientadores voluntários com vivência de negócios treinados pela Junior Achievement.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A ação foi realizada simultaneamente em 26 estados e no Distrito Federal, sendo apresentada por orientadores voluntários com vivência de negócios treinados pela Junior Achievement.

Nesta terça-feira (25), mais de 500 voluntários da empresa de telecomunicações Oi se mobilizaram em todo o Brasil para aplicar o programa “Introdução ao Mundo dos Negócios” da Junior Achievement, visando promover a integração entre os voluntários da classe empresarial e a comunidade escolar. Em Mato Grosso do Sul, a Junior Achievement contou com a participação de onze colaboradores da empresa, que deixaram seus postos de trabalho e foram para sala de aula, para inspirar cerca de 120 alunos da Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad a organizar seu próprio negócio.

Participando pela terceira vez desta mobilização, o analista de regulamentação Ivanir Casagrande orgulha-se do contato estabelecido entre a empresa por meio dos funcionários e os estudantes. “É uma atividade onde todos devem participar, pois agrega inúmeros benefícios para a comunidade. Para os voluntários é muito gratificante contribuir com essas sugestões que podem fazer um diferencial enorme, daqui alguns anos para esses alunos”.

A profressora de língua inglesa Marly Custódio avalia positivamente a interação dos alunos com os voluntários e a proposta de promover essa troca de experiências entre profissionais com anos de carreira e os alunos. “É muito válida essa aproximação dos voluntários e dos alunos. E eles estão gostando bastante de participar, principalmente da parte prática”.

Concentrado nas dinâmicas dos exercícios apresentados pelo programa , Luis Felipe de 13 anos já se interessa em ser um emprendedor no futuro. “Com os exemplos que eles (voluntários) mostraram para nós, dá uma noção de como funciona um negócio. Por isso, vou abrir uma uma fábrica de bombons”.

O programa “Introdução ao Mundo dos Negócios” apresenta uma história lúdica de dois irmãos que se uniram para para abrir o próprio negócio com o objetivo de arrecadar dinheiro para a compra da sonhada bicicleta. Para isso, eles juntaram suas economias e buscaram informções de como poderiam investir e obter lucros, repeitando todas as regras de mercado.

As atividades desenvolvidas a apartir desta aventura empresarial estimulam a consciência do aluno sobre a operação e as responsabilidades num sistema de livre iniciativa, além de auxiliar os alunos a compreender a importância da educação e a necessidade de freqüentar a escola, bem como oferecer oportunidades de aprendizado sobre carreiras.

Junior Achievement:
A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios, registrando o mais rápido crescimento em todo o mundo. Criada nos Estados Unidos, em 1919, por Horace Moses e Theodore Vail, presidentes da Strathmore Paper Company e da AT&T, respectivamente, é uma fundação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada.

O objetivo da Junior Achievement é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimular o desenvolvimento pessoal, proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Oferece programas de educação econômico-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas e voluntários da classe empresarial que dedicam parte de seu tempo ensinando e compartilhando suas experiências com os alunos. Atualmente, mais de 120 países aplicam seus programas, que beneficia 8 milhões de jovens ao ano.

A Junior Achievement contribui para a formação dos jovens que constituem o futuro do Brasil.

Conteúdos relacionados