Alemanha media conversas entre Obama e o Taleban
O governo alemão está ajudando a mediar conversas secretas entre os Estados Unidos e o Taleban afegão, com reuniões para debates na Alemanha, de acordo com a reportagem da revista Spiegel deste domingo. O representante especial da Alemanha para o Afeganistão e o Paquistão, Michael Steiner, é o mediador dos diálogos, e o último encontro […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governo alemão está ajudando a mediar conversas secretas entre os Estados Unidos e o Taleban afegão, com reuniões para debates na Alemanha, de acordo com a reportagem da revista Spiegel deste domingo.
O representante especial da Alemanha para o Afeganistão e o Paquistão, Michael Steiner, é o mediador dos diálogos, e o último encontro aconteceu na Alemanha nos dias 7 e 8 de maio, diz a revista.
Steiner, juiz de formação com longa experiência em diplomacia, já chefiou a missão da ONU (Organização das Nações Unidas) em Kosovo.
O Ministério das Relações Exteriores alemão não confirmou tais encontros à agência de notícias France Presse, mas afirma que a Alemanha “estava dando suportes para que fossem encontradas soluções políticas” no Afeganistão.
Uma conferência sobre o Afeganistão será realizada na cidade alemã de Bonn no dia 5 de dezembro, indica o ministério, atendendo a um pedido do presidente afegão Hamid Karzai feito em novembro do ano passado.
Obama conversa com talebans
O governo do presidente americano Barack Obama está engajado em conversas diretas com altos dirigentes do Taleban afegão, que desde meados de 2010 lidera a luta contra o governo de Cabul apoiado pelo Ocidente, de acordo com a revista Spiegel.
Três reuniões já foram realizadas entre membros do governo americano e representantes da milícia. A primeira foi no Qatar e a segunda, durante a virada do ano, na Alemanha.
Os EUA são representados pelo Departamento de Estado e por oficiais da Agência Central de Inteligência (CIA), enquanto o um familiar do mulá Mohammad Omar fala em nome do Taleban, acrescenta a revista.
A revista New Yorker indicou em fevereiro que o governo de Obama começou a ter discussões diretas com importantes líderes do Taleban.
De acordo com o jornal Washington Post, Obama espera relatar progressos sobre a solução da guerra do Afeganistão quando anunciar a retirada de tropas em julho.
Atentados
Essa tentativa de aproximação entre os Estados Unidos acontece em meio a uma onda de ataques promovidos pelo Taleban e a Al Qaeda no Paquistão.
Os atentados começaram a surgir após o assassinato do líder da Al Qaeda Osama bin Laden, na cidade paquistanesa de Abbotabad, no último dia 2 de maio.
Neste domingo, militantes invadiram uma base militar em Karachi, a maior cidade do Paquistão. Seis pessoas morreram.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.